05 de dezembro de 2025
Avanços • atualizado em 28/07/2025 às 15:59

ONU declara Brasil como país fora do Mapa da Fome

O relatório da ONU apontou que o país está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente
O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014, mas tinha retornado no triênio 2018/2020. Foto: Agência Brasil
O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014, mas tinha retornado no triênio 2018/2020. Foto: Agência Brasil

O Brasil está novamente fora do Mapa da Fome. A informação foi confirmada no relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), apresentado nesta segunda-feira (28), durante a 2ª Cúpula de Sistemas Alimentares da ONU (UNFSS+4), na Etiópia.

Conforme o relatório da ONU, o Brasil está abaixo do patamar de 2,5% da população em risco de subnutrição ou de falta de acesso à alimentação suficiente, que configuram o Mapa da Fome. O indicador global da FAO identifica países que sofrem de subalimentação grave (insegurança alimentar crônica).

Estar no Mapa da Fome significa que uma parcela significativa da população do país não tem acesso regular a alimentos suficientes para uma vida saudável. O relatório SOFI divulga esse indicador sempre na forma de médias trienais, considerando as informações dos últimos três anos.

Saída após três anos

O Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014, mas tinha retornado no triênio 2018/2020. Agora, no triênio 2022/2024, voltou a ficar abaixo de 2,5%. Em nota divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o governo federal destacou que “a conquista foi alcançada em apenas dois anos, tendo em vista que 2022 foi um período considerado crítico para a fome no Brasil”.

“A saída do Brasil do Mapa da Fome é resultado de decisões políticas do governo brasileiro que priorizaram a redução da pobreza, o estímulo à geração de emprego e renda, o apoio à agricultura familiar, o fortalecimento da alimentação escolar e o acesso à alimentação saudável”, disse a nota.

Relatório da ONU

Os dados constam do estudo O Estado da Segurança Alimentar e Nutricional no Mundo 2025 (SOFI 2025), produzido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO/ONU).

A FAO adota alguns indicadores para monitorar a situação alimentar nos países. O principal deles é a Prevalência de Subnutrição (Prevalence of undernourishment – PoU), utilizado na construção do Mapa da Fome. Esse indicador identifica, em cada país, o percentual da população em risco de subnutrição.

O PoU é calculado a partir de três variáveis:

  • quantidade de alimentos disponíveis no país, considerando produção interna, importação e exportação;
  • o consumo de alimentos pela população, considerando as diferenças de capacidade de aquisição (a renda);
  • a quantidade adequada de calorias/dia, definida para um indivíduo médio representativo da população.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais sobre: / / / / Brasil