O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que o alerta vermelho sobre a onda de calor emitida para Goiás, Distrito Federal e outros 13 estados, deve seguir até sexta-feira (17). Anteriormente, a previsão era de que o calor começaria a diminuir a partir do feriado de quarta (15), mas mudou devido ao fenômeno meteorológico de “intensidade excepcional, com grande probabilidade de ocorrência de grandes danos e acidentes, com riscos para a integridade física ou mesmo à vida humana”.
O alerta do Inmet para Goiás e todo Brasil, de certa foram, vem acompanhado da informação de que as altas temperaturas que o país vive nessa época do ano são comuns, mas que a situação é intensificada pelo fenômeno El Niño e as denominadas crises climáticas causadas pelo efeito estufa.
Em Goiânia, por exemplo, as temperaturas podem ficar entre 36ºC e 38ºC em todos os dias. Mas há outras cidades que podem registrar ainda mais calor, é o caso de Ceres, com previsão de até 39% e Porangatu, com 40ºC. Junto a isso, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas (Cimehgo) ainda emitiu dois alertas de risco a saúde neste domingo (12), um devido à onda de calor e, o outro, em relação a baixa umidade.
Além de Goiás e Distrito Federal, os estados na lista são Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Por isso, a recomendação dos institutos, como de qualquer especialista em saúde, é a de que as pessoas bebam bastante água, evitem atividades físicas e exposição ao sol em horários mais quentes do dia, como entre 10 e 15 horas, utilizem hidratantes para pele e umidificadores de ar para o ambiente.
Leia mais sobre: Brasil