19 de junho de 2024
CALOR • atualizado em 13/11/2023 às 23:13

Meteorologia emite dois alertas sobre onda de calor e umidade relativa do ar em Goiás

Boletim divulgado pela CIMEHGO prevê que Goiânia deve atingir máxima de 36°C e umidade relativa do ar variando entre 17% e 70%
Segundo o documento, haverá predomínio de sol, temperaturas máximas elevadas e umidade relativa do ar em declínio. (Foto: Reprodução)
Segundo o documento, haverá predomínio de sol, temperaturas máximas elevadas e umidade relativa do ar em declínio. (Foto: Reprodução)

O boletim divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), por meio do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), emitiu dois alertas sobre a onda de calor que atingirá o Estado. Segundo o documento, nesta segunda-feira (13), haverá predomínio de sol, temperaturas máximas elevadas e umidade relativa do ar em declínio.

Em Goiânia, o boletim prevê praticamente o mesmo que para todas as outras regiões de Goiás, sendo predomínio de sol com temperaturas máximas podendo chegar aos 36°C e umidade relativa do ar variando entre 17% e 70%.

O comunicado emitiu dois alertas, sendo o primeiro sobre o risco potencial a saúde da população goiana em decorrência da onda de calor, e o segundo, sobre a baixa umidade relativa do ar em todas as regiões, com índice em estado de alerta. Segundo a CIMEHGO, a onda de calor irá atuar durante o decorrer da semana, elevando as temperaturas em média de 5°C, e umidade entre 13% e 20%.

As maiores temperaturas previstas são de máxima de 40°C nas regiões Oeste, Norte e Sul. Já as regiões Sudoeste e Central devem atingir a máxima de 38°C, e a região Leste, atingir 37°C.

As cidades que devem atingir as maiores temperaturas são Porangatu e Itumbiara, com previsão de 40°C, Ceres e Rubiataba, com 39°C. além disso, Goianésia deve atingir a máxima de 38°C.


Leia mais sobre: / / / / / Cidades

Maria Paula

Jornalista formada pela PUC-GO em 2022 e MBA em Marketing pela USP.