Estimular a competitiividade para fomentar bons projetos tecnológicos é uma das premissas da Olimpíada de Empreendedorismo Universitário (OEU) da Universidade Federal de Goiás (UFG) que abriu inscrições para a edição 2019. Alunos de todas as instituições de Ensino Superior de Goiás já podem acessar o formulário de inscrição, o regulamento e o cronograma de atividades no portal: www.ceiufg.br. O prazo para se inscrever termina no próximo dia 17 de setembro.
Escolhida, como “Boa Prática” no Ranking Brasileiro das Universidades Empreendedoras, a Olimpíada possui duas categorias:: Negócios e Social. A categoria Negócios destina-se a equipes que proponham ideias, com potencial de crescimento, de preferência com caráter tecnológico. Já a categoria Social destina-se a equipes que proponham e executem ações de caráter social, para resolver problemas de moradia, meio ambiente, saúde, educação e segurança, em comunidades.
Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados de cada categoria, troféus e certificados de classificação. O primeiro colocado em cada modalidade receberá 5 mil reais, e o total em prêmios será de 20 mil reais.
Aprendendo a empreender
A Olimpíada visa estimular o empreendedorismo entre os alunos, desenvolver competências em diferentes áreas do conhecimento, e mobilizar estudantes para causas sociais. ”O ambiente da OEU favorece a criatividade, o espírito de equipe e a habilidade para resolver problemas individuais e coletivos, situações bastante comuns na vida de quem possui um negócio ou não”, explica Emília Rosângela Pires, gerente do Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG.
A 6ª OEU é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da Universidade Federal de Goiás – PRPI/UFG, por meio da Diretoria de Transferência e Inovação Tecnológica (DTIT).A realização é do Centro de Empreendedorismo e Incubação – CEI (UFG Regional Goiânia), com apoio do Centro de Empreendedorismo Athenas (UFG Regional Catalão), do Centro de Empreendedorismo Beetech (UFG Regional Jataí), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás – Fapeg, da Fundação de Apoio a Pesquisa – Funape, Fundação de Desenvolvimento de Tecnopólis – Funtec e do Serviço Nacional e Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae.