12 de setembro de 2024
Celebração com velocidade • atualizado em 29/07/2023 às 11:13

Oito corridas marcam a comemoração do aniversário de 49 anos do Autódromo de Goiânia

Serão realizadas oito corridas em dois dias, neste sábado (29) e domingo (30), com Copa Truck, Nascar Brasil e Turismo 1.4
Entre as comemorações, corrida da Copa Truck. Foto: Mantonvani Fernandes
Entre as comemorações, corrida da Copa Truck. Foto: Mantonvani Fernandes

O Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna completou 49 anos nesta última sexta-feira (28). Como comemoração à data especial, o espaço sediará oito corridas em dois dias. Neste sábado (29) e no domingo (30) serão realizadas duas da Copa Truck, três da Nascar Brasil e três do Festival Turismo 1.4.

O espaço do Autódromo de Goiânia é administrado pelo Governo de Goiás, por intermédio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL). As pistas goianas possuem extensa programação de corridas durante todo o ano. Além de corridas que acontecem neste final de semana, o autódromo já recebeu também, este ano, a Império Endurance Brasil, categoria composta por protótipos e supercarros de marcas consagradas como Mercedes, Porsche, McLaren e BMW.

A pista goiana ainda contou com etapas da Stock Car, Brasileiro de Motovelocidade e provas regionais e nacionais, como o KM de Arrancada. Pelos seus paddocks passaram nomes como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelson Piquet Júnior e Ricardo Zonta e Tony Kannan. De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, isso é possível graças a manutenção constante. “O Autódromo Internacional de Goiânia recebe manutenção diária, o que permite que os organizadores dessas provas tenham interesse no espaço, que é um dos melhores do Brasil, conforme atestam os próprios pilotos”, destacou.

O ex-piloto de motocross e multicampeão Roberto Boetcher é o responsável por manter em perfeitas condições de funcionamento o Autódromo de Goiânia. Ele esteve no alto do pódio várias vezes. “Em Goiânia temos o privilégio de contar com um espaço bem cuidado e que motiva pilotos e organizadores a realizarem grandes provas por aqui”, comentou, lembrando que o local recebeu o Mundial de Motovelocidade nos anos 1980.

Outro piloto de motovelocidade, Edmar Ferreira, acompanhou parte dessa história. “Não podemos esquecer aqueles heróis anônimos que ajudaram a construir a história do autódromo. Professor Marcos (já falecido), o Luiz Fernando Rocha e o governador Leonino Di Ramos Caiado, que abriu as portas do estado para fazer o que fosse preciso pelo esporte. Tivemos também o Emerson Fittipaldi, que deu muitas sugestões para consolidar o automobilismo aqui”, disse.

O piloto goiano Raphael Tavares, que vai correr neste final de semana no Festival Turismo 1.4, no Autódromo de Goiânia decidiu homenagear o espaço, onde viveu momentos marcantes. “Neste final de semana, para comemorar o aniversário, vou correr com o número 49. É uma forma de homenagear nossa principal pista de velocidade”, ressaltou.


Leia mais sobre: / Cidades

Comentários