A OcenGate, empresa responsável pela expedição do submarino Titan ao navio Titanic, confirmou a morte dos cinco tripulantes do subversível que estava desaparecido há cinco dias. Na tarde desta quinta-feira (22), a Guarda Costeira dos Estados Unidos (EUA) constatou que os destroços encontrados na área de buscas são do submarino.
Conforme a BBC Brasil, o porta-voz da Guarda Costeira relatou que pela situação e disposição das peças encontradas, tudo indica que houve uma “implosão catrastrófica”. Foram encontrados pedaços da cabine de pressão e do casco do submarino Titan. Agora, o órgão continuará as buscas pelo restante dos destroços e mapeará a região para entender o que aconteceu.
De acordo com os porta-vozes, os destroços não foram encontrados próximo ao Titanic. Também informaram que ainda é muito cedo para dizer em que momento a explosão aconteceu. Há especulações de que a implosão tenha acontecido logo após a descida.
Estavam no submarino o empresário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além do CEO e fundador da OceanGate, empresa proprietária do submersível, Stockton Rush. O submarino que estava em expedição de exploração ao navio centenário sumiu na manhã do último domingo (18).