As obras de revitalização da Praça do Trabalhador deverão ficar prontas até o mês de julho. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), as obras estão em fase de conclusão do estacionamento e de assentamento do piso.
O espaço para os carros, que está sendo construído na Rua 67-A, conta com 1.272 vagas, contemplando todas as variáveis de veículos (carros, motos, bicicletas e ônibus), integra o projeto de revitalização da Praça.
Quanto ao piso, que representa cerca de 80% das obras de revitalização da Praça, na área onde funcionavam as feiras Hippie e da Madrugada, estão sendo assentados 40 mil metros quadrados de peças pré-moldadas em concreto, conhecidas como paver.
Atrasos
A revitalização da Praça do Trabalhador teve início no dia 17 de junho do ano passado, com prazo de cinco meses para conclusão.
De acordo com a Seinfra ocorreram alguns fatores que prejudicaram o término. No final de 2019, as Associações dos Feirantes e dos Lojistas da 44 solicitaram mudança no piso previsto no projeto original. Sugeriram trocar o piso intertravado por asfalto. As discussões foram levadas ao Tribunal de Contas dos Municípios, devido à mudança no objeto da licitação. A manutenção do piso original só foi decidida no início do período chuvoso.
Houve em seguida, o pedido para adiamento das obras devido às festas de final de ano.
Por fim, por recomendação do Iphan, houve mudanças no traçado da Avenida Leste-Oeste e na conexão do Corredor do BRT à Avenida Goiás, junto às duas ilhas no cruzamento da Avenida Independência e devido a esse novo traçado, haverá um acréscimo de 4.281,92 m² nas obras destinadas às Feiras Hippie e da Madrugada, como também, para uso de outras atividades e, diante dessas intercorrências, a Prefeitura decidiu incluir as duas ilhas na conexão do BRT com a Avenida Goiás nas obras da Praça do Trabalhador como um todo e entregar o espaço totalmente revitalizado no próximo mês de julho.
Leia mais sobre: Praça do Trabalhador / Cidades