Ao participar da abertura do 27º Encontro de Condomínios (Econ), na manhã desta quinta-feira (22), o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), destacou a importância da profissionalização da função de síndico e o uso de tecnologias na administração condominial. O evento, realizado pelo Secovi Goiás, reúne gestores, administradores, advogados, contadores e especialistas da área e segue até esta sexta-feira (23), com o tema “Como a gestão inteligente transforma a convivência”.
Com a palestra intitulada O Síndico da Cidade, Mabel fez um paralelo entre a gestão pública e a condominial, ao comentar os desafios enfrentados nos quase cinco meses à frente da Prefeitura de Goiânia. “Me colocaram para fazer a gestão de um condomínio grande, com R$ 4 bilhões em dívidas e mais de 200 projetos pendentes e obras paradas”, disse, em tom bem-humorado, ao comparar a cidade a um condomínio de alta complexidade.
O prefeito destacou que a figura do síndico mudou nos últimos anos e exige, cada vez mais, preparo técnico e visão estratégica. “Antigamente, a função do síndico não era feita com tanta seriedade, e o que a gente percebe hoje é que o trabalho está sendo profissionalizado. O síndico de hoje precisa ser profissional e, em tudo que envolve essa zeladoria, é preciso aplicar novas tecnologias. Vale para edifícios, casas, condomínios. E é assim também que precisamos cuidar da prefeitura, da cidade. Não há mais espaço para improvisação”, afirmou.
Ao lado do presidente do Secovi, Antônio Carlos da Costa, Mabel também comentou ações recentes da gestão municipal, como o projeto Brilha Goiânia, que prevê a substituição da iluminação pública na capital. Ele mencionou a troca de lâmpadas no Condomínio Aldeia do Vale como exemplo de parceria eficiente entre o poder público e a iniciativa privada. “A questão da iluminação pública nos condomínios, assim como em toda a cidade, foi uma grande conquista”, reforçou Antônio Carlos.
Ainda durante sua fala, Mabel mencionou a dívida bilionária da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e prometeu uma reestruturação completa da empresa até o fim do ano. “Não vai sobrar um centavo de dívida”, garantiu.
O Econ é considerado o principal evento de gestão condominial em Goiás e, nesta edição, reforça o papel do síndico como agente estratégico na promoção de qualidade de vida e boas práticas de convivência nos condomínios. A expectativa é reunir centenas de participantes ao longo dos dois dias de programação.
Leia mais sobre: Econ / Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia

