O colunista Jarbas Rodrigues, do jornal O Popular, divulgou neste sábado, 12, a possibilidade, em aberto, de o PMDB goiano realizar prévias partidárias, em março de 2013, para decidir quem será o candidato ao governo.
A decisão pode expor uma fragilidade do grupo de oposição pela falta de consenso. A disputa interna seria uma mudança de comportamento, já a última prévia no PMDB goiano foi em 2002, entre Maguito Vilela e Adib Elias.
Iris Rezende, por sua vez, nunca participou do pleito antecipado.
Confira, na íntegra, a nota do O Popular:
Executiva do PMDB avaliará proposta de realizar prévias em março
A executiva estadual do PMDB vai se reunir segunda-feira, em Goiânia, para definir o calendário de 2014. Um grupo formado por deputados vai propor que até janeiro os pré-candidatos a governador se manifestem e que o partido realize, em março, prévias para a escolha do candidato. A justificativa é evitar um racha e atritos com os partidos aliados, principalmente com o PT que tem, entre seus pré-candidatos, o prefeito Antônio Gomide (Anápolis) que precisaria se desincompatibilizar do cargo até março para ser candidato em 2014. Entretanto, a proposta deverá enfrentar resistência do grupo ligado ao ex-prefeito Iris Rezende, que prefere deixar a definição para junho, quando saberá se o governador Marconi Perillo (PSDB) será candidato à reeleição e em quais condições. “O problema de deixar a definição para junho, como é praxe no PMDB, é que teremos pouco tempo para costurar alianças e preparar uma estrutura viável de campanha”, diz um deputado peemedebista ligado ao empresário José Batista Júnior
Leia mais sobre: Política