Publicidade
Categorias: Notícias do Estado
| Em 5 anos atrás

“O MDB quer Iris Rezende candidato à reeleição”, afirma presidente do partido em Goiânia

Compartilhar

Parece distante, mas a campanha eleitoral em 2020 já começa a movimentar os bastidores políticos. Se o ex-governador do estado, Maguito Vilella (MDB) disse que sua candidatura à prefeitura de Goiânia depende exclusivamente da escolha do prefeito Iris Rezende (MDB) em entrar para a campanha da reeleição, nesta segunda-feira (12/08) a possível candidatura do atual mandatário goiano ganhou reforço público por meio do presidente do partido em Goiânia. Em entrevista concedida ao Diário de Goiás, Carlos Júnior reforçou: “O MDB quer Iris Rezende candidato a reeleição”.

LEIA MAIS: Maguito diz que candidatura à prefeito de Goiânia depende de Iris: ‘Ele tem prioridade’

Publicidade

O prefeito já chegou a anunciar aposentadoria em outras épocas e em entrevistas recentes, Iris garante que não é a hora nem o momento para falar disso. Inclusive, se as eleições fossem hoje, não se candidataria. Carlos Júnior está ciente disso, mas quer demover essa ideia de Íris e convencê-lo à ir para um possível último mandato. “Nosso maior desafio é animar o prefeito Iris Rezende para que ele possa estar disputando a reeleição”, avisou.

Publicidade

Questionado sobre o que seria e como poderia “animar” o prefeito, Júnior responde: “Animar significa mostrar o cenário para ele que o MDB está unido, que faz questão dele ser o nosso candidato a reeleição. Nós sabemos e temos de respeitar a decisão dele e o seu discurso de querer parar”.

Publicidade

A ideia é mostrar ao prefeito que o partido está unido em sua candidatura e não pensa em outros nomes, ao menos por enquanto. “Porém, vamos mostrar que o MDB estará unido com ele e que o MDB quer Iris Rezende candidato a reeleição”

Para isso Júnior conta que espera contar com outras lideranças do partido e que eles convençam o prefeito de que é importante que Íris entre de fato na campanha: “A prioridade agora é estar discutindo junto com as lideranças do partido qual será o melhor caminho nosso a ser traçado, tendo em vista, que o nosso objetivo maior é fazer a reeleição do nosso prefeito Iris Rezende. Que ele vá a reeleição”, concluiu.

Publicidade

{nomultithumb}

MDB forte para 2020 

Mudanças na forma de fazer campanha irão alterar alguns cenários para 2020. O fim das coligações partidárias por exemplo, fará com que os partidos tenham de ser criativos para lançarem seus candidatos a vereadores. Mesmo assim, Carlos está confiante que o MDB estará forte no próximo período eleitoral.

“Temos que lembrar nos últimos pleitos se juntavam numa coligação cada um se juntava 20, faziam 70, 80 candidatos e faziam uma coligação para eleger 3, 4. Agora não vai ter isso: cada partido aqui em Goiânia poderá lançar no máximo 54 candidatos. E esses 54 que vão dar o coeficiente para ser eleito. Então, eu acredito que nós vamos ter 20 a 30% a mais de candidatos na próxima eleição que na eleição de 2016.”, pontua.

Ele também prevê reformas eleitorais mais acentuadas dentro dos próximos anos. “Eu acho bom, sou a favor de ter uma reforma até mais profunda. A gente sabe que é difícil, são vários interesses, mas eu acredito a gente tem que fazer uma reforma política no Brasil urgente: sou a favor da unificação das eleições, do fim da reeleição e estender um pouco mais o mandato de 4 a 5 anos”, conclui.

LEIA MAIS: Para advogado especializado, alterações propostas para as Eleições 2020 dão “mais representatividade” ao processo

Publicidade
Domingos Ketelbey

Jornalista e editor do Diário de Goiás. Escreve sobre tudo e também sobre mobilidade urbana, cultura e política. Apaixonado por jornalismo literário, cafés e conversas de botequim.