Durante debate dos candidatos a prefeitura de Goiânia, transmitido pela TV Sucesso Band na última quinta-feira (8), a candidata Adriana Accorsi (PT) destacou que na capital existem cerca de 160 mil pessoas aguardando consultas e cerca de 170 mil pessoas aguardando exames na rede pública de Saúde do município. Além disso, Accorsi também citou serem mais de 24 mil pessoas aguardando exame de colonoscopia hoje em Goiânia.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia afirmou ao Diário de Goiás que das 169.970 solicitações de consultas especializadas, 50.074 são do interior. Conforme a regulação, o percentual de solicitações de exames do interior é cerca de 30%. A Secretaria também afirmou que vem trabalhando firmemente para ampliar o número de prestadores, tanto de consultas especializadas quanto de exames.
Em resposta a candidata Adriana Accorsi, Sandro Mabel (UB) citou seu projeto para a solução do impasse na área da saúde. “Vamos fazer algumas coisas emergenciais. Iremos abrir, onde tivermos emergência nas UPAs e nos CAIS, atendimento pediátrico 24 horas. E nós iremos fazer uma grande rede de proteção às mulheres e à família. Essa rede de proteção envolve uma série de áreas que nós vamos tratar da saúde”, afirmou.
Accorsi também citou suas propostas afirmando que pretende criar o Hospital Geral Municipal com verba federal para sua construção e manutenção. “É um compromisso que já tenho do Presidente da República. Queremos as policlínicas em todas as regiões de Goiânia para atender especialidades. E esta fila faremos um cronograma de atendimento para chegar perto de zero”, disse.