A Defesa Civil do Rio Grande do Sul (RS) atualizou o número de mortos em decorrência das enchentes no estado, nesta segunda-feira (10). O número de vítimas fatais subiu para 175 pessoas, após mais dois corpos, ainda não identificados, terem sido encontrados em Teutônia, no Vale do Taquari, e em Agudo, na região central, próximo à Santa Maria.
Após 40 dias desde o início da catástrofe climática, 38 pessoas continuam desaparecidas em todo o estado do RS. No geral, as enchentes afetaram 478 municípios, deixaram mais de 423,4 mil cidadãos desalojados de suas casas, impactando cerca de 20% da população do estado, algo em torno de 2,3 milhões de pessoas.
Conforme a Defesa Civil, até então, ainda não haviam sido registradas mortes em Teutônia e Agudo. No domingo (9), o órgão emitiu alerta para o retorno de chuvas intensas na região previstas para os próximos dias. Segundo as autoridades, os modelos de previsão indicam volumes acumulados entre os dias 14 a 17 de junho.
Na região das Missões, Centro e Noroeste a previsão é de volume de 50 milímetros (mm) e 120 mm de chuva. Já em Porto Alegre, região metropolitana, Vales e Serra, os volumes podem variar entre 45mm e 75 mm. Além das chuvas, está previsto também o retorno da frente fria.