O novo titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Fausto Sarmento, deve instalar ainda nesta terça-feira (6) uma comissão interna para analisar contratos e todo o cronograma de obras da reconstrução de 630 km de asfalto em Goiânia.
Ao Diário de Goiás, o secretário, nomeado nesta segunda-feira (5), destacou que teve pouco tempo para se inteirar de tudo, mas os contratos do asfalto são prioritários. “Primeiramente, tenho que analisar o contrato. Estou criando uma comissão interna para fazer o primeiro levantamento e teremos base para ver quais são os próximos passos”, disse.
O colegiado, explica, será composto por pessoal não vinculado às obras do asfalto. Técnicos de outras coordenadorias vão compor o quadro. Segundo ele, a comissão vai avaliar tudo o que já foi executado e tudo que está contratado antes de liberar novas obras de recuperação asfáltica. “Com base nos dados, fazemos um comparativo e apuramos eventuais diferenças (entre executado e contratado)”, pontuou.
Apesar da prudência com os contratos, hoje paralisados por 120 dias por decreto do prefeito Rogério Cruz, Sarmento promete celeridade. “Tenho um compromisso, até com o próprio prefeito, de trabalhar nisso com muita urgência. Falei para o prefeito que não posso perder quatro meses de seca sem trabalhar. A solução desse problema é urgente”, destacou.
O novo secretário aposta que, em breve, terá um acordo para a retomada das obras. “Tenho certeza que chegaremos a um denominador comum”, finalizou.
Calendário de obras
Sarmento diz que está listando as obras em andamento para, posteriormente, apresentar um calendário. De acordo com o novo secretário, além da recuperação asfáltica, obras como o BRT Norte-Sul e o prolongamento da Leste-Oeste são prioritárias. Ele citou também a conclusão da duplicação da Avenida Engler.
“Estamos fazendo uma lista das obras possíveis de entregar este ano. Vamos ver o que é possível entregar este ano. Depois, vou chamar coordenadores e verificar se as obras podem ser concluídas este ano. Num segundo momento, faremos um calendário, estimativo, claro, mas uma lista das obras que a gente pretende entregar este ano”, destacou.
O titular da Seinfra afirmou que, num diálogo inicial com Cruz, também foi iniciado diálogo para lançamento de obras da gestão do republicano. “Comecei a fazer uma prospecção do que podemos ofertar a mais para a população. Vamos seguir o plano de governo aprovado”, disse.
Sarmento substitui Luiz Bittencourt, um dos emedebistas que deixaram a gestão de Cruz. Apesar da cisão do MDB com o Paço, o novo secretário garante que, na Seinfra, não haverá ruptura com a promessa de concluir as obras iniciadas por Iris Rezende. “Essa é a minha ideia. Não vi nenhum motivo para não seguir nessa trilha. É um compromisso do prefeito cumprir esse plano de governo”, destacou.
Leia mais sobre: reconstrução asfáltica Goiânia / Seinfra / Destaque / Goiânia