22 de dezembro de 2024
Habitação Sustentável • atualizado em 10/10/2023 às 16:08

Novo projeto do Programa de Habitação de Goiânia será escolhido por meio de concurso

O concurso nacional será voltado à habitação de interesse social, com objetivo de garantir melhor aproveitamento do potencial de áreas de Goiânia
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) de Goiânia, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Goiás (CAU/GO) está realizando um concurso nacional para escolha de um projeto habitacional. O objetivo é atualizar os projetos utilizados no Programa Municipal de Habitação da Prefeitura de Goiânia.

O concurso nacional será voltado para habitação de interesse social, focado em projetos que visem o melhor aproveitamento do potencial de áreas, de modo a beneficiar mais famílias. A ideia é que os projetos selecionados possam substituir os atuais modelos utilizados pela administração municipal nos empreendimentos construídos pelo programa.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Habitação, Valfran Ribeiro, a intenção é conseguir beneficiar mais famílias, com espaços que sejam melhor planejados. “Nosso intuito é adequar os projetos das unidades habitacionais à atual realidade das famílias, das regras e técnicas da construção civil. Os projetos usados atualmente não valorizam o potencial construtivo das áreas e, muitas vezes, em um local que poderíamos beneficiar mais famílias, acabamos construindo um número de unidades bem abaixo do que poderíamos”, destaca.

O concurso

O concurso foi lançado no dia 29 de setembro. De acordo com o edital publicado pelo CAU/GO, os projetos inscritos no concurso da Seplanh devem, primeiramente, seguir normas estabelecidas pelo novo Plano Diretor de Goiânia e demais parâmetros estabelecidos pelas legislações urbanísticas do município e normas técnicas de acessibilidade.

Além disso, o valor máximo de execução da unidade habitacional, e instituído pelos projetos, não pode ser superior a R$130.788,70. O teto de gastos por moradia inclui materiais de construção, mão de obra, equipamentos e outras despesas.

Ainda conforme o edital, a unidade habitacional deve ter entre 50 e 70 metros quadrados de área construída, altura mínima de 2,50 metros e ser composta de sala de estar e refeições, cozinha, área de serviço, banheiro, dois quartos e uma vaga de estacionamento para carro e moto. Por fim, deve possibilitar, ainda, a modificação ou ampliação para mais um ambiente multiuso.

Com efeito, o edital com as regras do concurso e todas as especificações está disponível no site do Conselho de Arquitetura. As propostas devem ser enviadas pelos Correios ao CAU/GO até o dia 27 de novembro. O resultado final do concurso será divulgado no dia 08/12 e o autor do projeto vencedor receberá premiação no valor de R$15 mil reais.


Leia mais sobre: / / Cidades