22 de dezembro de 2024
Cidades

Novo presidente da CMTC evita polêmica sobre aumento da passagem de ônibus em Goiânia

Fernando Meirelles durante discurso de posse (Foto: Prefeitura de Goiânia)
Fernando Meirelles durante discurso de posse (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Fernando Meirelles tomou posse nesta sexta-feira (10), no cargo de presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Ele é irmão do deputado estadual Cláudio Meirelles (PR), é presidente estadual do PTC. O novo presidente não tem experiência técnica na área do transporte, ele é agropecuarista. Argumentou que o trabalho dele será bem feito.

Ao ser questionado sobre o aumento da passagem do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, Fernando Meirelles, se esquivou, preferiu não entrar em polêmicas. Em termos práticos disse apenas que na próxima segunda-feira deverá se reunir com o prefeito da capital, Iris Rezende (PMDB) e fazer uma avaliação técnica sobre o assunto.

Vale ressaltar que nos dois últimos anos, em 2015 e 2016, o aumento da passagem de ônibus ocorreu no período do carnaval.

Ele ainda foi questionado por jornalistas se já andou de ônibus, se conhece os problemas enfrentados pelo usuário do transporte coletivo. O novo presidente não se aprofundou nas respostas, mas disse que cumprirá com as determinações do prefeito Iris e que pretende fazer o possível para melhorar a qualidade do transporte coletivo.

Fernando Meirelles é formado em Direto pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), foi vereador por Aparecida de Goiânia entre 2001 e 2004. Fernando tem 52 anos e é casado.

Confira as perguntas e respostas feitas na entrevista coletiva concedida por Fernando Meirelles após tomar posse do cargo:

Tema: Aumento da passagem

Pergunta: Vai ter aumento de passagem?

Resposta: Na segunda-feira nós vamos estar assumindo lá. Segunda feira que poderei dar informações Não tenho informação nenhuma para falar sobre a tarifa. Prefeito e eu vamos nos reunir na segunda, para tomar pé da situação e responder as perguntas de vocês.

Pergunta: O senhor disse que segunda-feira começa a análise técnica, mas qual a sua opinião pessoal? É justo ter aumento neste momento?

Resposta: Não é que seja justo. Vamos seguir a orientação do prefeito. O prefeito não falou em aumento, quem falou foram as empresas. Vamos sentar primeiro. Dê um tempo para que a gente possa tomar pé da situação e atender vocês, atender de forma consistente, com clareza, e com conhecimento. Agora não tenho um fala com conhecimento, não estava à frente da empresa, a partir de segunda feira nós estamos lá e poderemos atender todos vocês.

Tema: Qualidade do sistema

Pergunta: O prefeito fez promessa de que vai melhorar o transporte coletivo. O senhor vai dar conta de cumprir com a promessa?

Resposta: O prefeito nos pediu para estar 24 horas por conta da CMTC. Peço pra vocês que assim que a gente tiver com a coisa na mão e a orientação dele vamos responder vocês. O usuário vai ter total atenção. Vamos buscar maior transparência possível. Temos um relacionamento muito bom com quem está em volta de Goiânia, Aparecida e outras cidades. O prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha, me ligou parabenizando e colocando à disposição. Vamos buscar as parcerias para que a gente vença os desafios.

Pergunta: Vai cobrar cumprimento da planilha, acabar com superlotação, colocar abrigos nos pontos de ônibus que são os principais problema dos usuários?

Resposta: Vamos buscar reunir com as empresas para que a gente consiga responder os problemas. Peço que vocês me deixem assumir primeiro.

Tema: Nomeação política e experiência com transporte

Pergunta: Sua nomeação foi política?

Resposta: Quem tem que responder isso pra vocês é o prefeito. Ele é muito criterioso na escolha dos seus auxiliares, ele tem seus motivos. Gostaria que o senhor perguntasse a ele. A gente tem um conhecimento amplo, um conhecimento com quem está na volta de Goiânia. Vamos ter um diálogo aberto, não vamos ter dificuldades

Pergunta: O senhor tem bagagem no transporte público?

Resposta: Olha, posso te responder isso no decorrer do nosso trabalho.

Pergunta: O senhor já andou de ônibus?

Resposta: Muitas vezes, agora ultimamente não. Sempre andei de ônibus.

Pergunta: Não seria interessante a nomeação de uma pessoa com conhecimento prévio?

Resposta: Olha com essa pergunta você quer falar que não tenho conhecimento prévio. Essa pergunta quem tem de responder não sou eu. Seria injusto eu fazer uma declaração referente a isso para o prefeito. Mas a partir de segunda feira estaremos juntos.

Leia mais

Indefinição no processo de aumento da tarifa de ônibus em Goiânia

Iniciado processo para atualização da passagem de ônibus em Goiânia


Leia mais sobre: Cidades