Um goianiense assumirá o ministério das Relações Exteriores do Governo Jair Bolsonaro (sem partido). O embaixador Carlos Alberto Franco França será o substituto do chanceler Ernesto Araújo, que entregou o cargo nesta segunda-feira (29/03) em um pacote que promoveu mudanças em outras cinco pastas ministeriais.
De acordo com o Estadão o novo chanceler fez quase toda a sua carreira na área de cerimonial. Atualmente, era assessor-chefe na Assessoria Especial do Presidente. No Itamaraty, o goianiense é visto como uma pessoa “executiva” e “discreta” pelos colegas, além de ser uma pessoa próxima à presidentes. Ele já trabalhou no Planalto nos governos Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Michel Temer, sempre como Cerimonial.
Santos também atuou como adjunto do Chefe do Cerimonial de Michel Temer, o embaixador Pompeu Andreucci, que atualmente está em Madri, Espanha. Em 2018 foi efetivado no cargo por Bolsonaro, até o ano passado quando foi para a Assessoria Especial da Presidência.
O novo ministro das Relações Exteriores também já passou pelas embaixadas brasileiras em Washington (Estados Unidos, Assunção (Paraguai) e La Paz (Bolívia), onde se dedicou a estudar temas ligados à energia. O novo chanceler se formou na Universidade de Brasília em Direito e Relações Internacionais.
Leia mais sobre: Brasil / Destaque 2