Após 17 de construção, a nova sede da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) foi parcialmente entregue nesta quarta-feira (2), quando os deputados estaduais receberam seus gabinetes no Palácio Maguito Vilela. Já às 15h desta quinta-feira (3), está prevista a primeira sessão plenária do ano de 2022.
A abertura dos trabalhos parlamentares acontece, anualmente, no dia 15 de fevereiro. Neste ano, em razão do atraso nas obras da nova sede por parte da empresa responsável pela construção, a retomada das sessões foi adiada. Apesar do início das atividades no local, a obra ainda não foi completamente finalizada.
De acordo com a Alego, a construção do Palácio Maguito Vilela, localizado no Park Lozandes, em Goiânia, começou em 2005 e foi paralisada por três vezes, a última delas em 2015, com a rescisão do contrato com a construtora anterior. Deste modo, a obra permaneceu paralisada por aproximadamente quatro anos e foi retomada em 2019. O montante investido, segundo a Casa de Leis, é de R$ 125,6 milhões.
Presidente do Legislativo goiano, o deputado Lissauer Vieira avalia o momento como um marco histórico para o Parlamento estadual. “No nosso País temos desafios burocráticos que não nos permitem entregar as coisas na hora que planejamos”, disse o parlamentar, durante entrega dos gabinetes. “É um sonho realizado, que foi sonhado por muitos”, salientou aos demais parlamentares, estendendo, ainda, os seus agradecimentos a todos os envolvidos no trabalho.
Estrutura
De acordo com a Alego, o Palácio Maguito Vilela tem área total construída de 44.528,71 metros quadrados e torna possível à população acompanhar mais de perto as atividades desenvolvidas na Casa. A galeria do plenário foi ampliada e, agora, passa a contar com capacidade para mais de 200 pessoas.
Além disso, a estrutura conta com uma sala dedicada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), dois mini plenários, um auditório com capacidade para 600 pessoas, 11 salas de comissões temáticas, cinco salas de reuniões, além de 44 gabinetes para os deputados, seis gabinetes dedicados à Mesa Diretora, mais Escola do Legislativo, restaurante-escola, lanchonetes, área de atendimento de saúde, departamentos administrativos e presidência.
Outro diferencial é a disponibilidade de estacionamento. Uma das principais reclamações dos visitantes, em relação ao prédio anterior, era quanto à falta de vagas. Na nova sede, são disponibilizadas mais de mil vagas. O prédio conta, ainda, com sistema de captação de água gerada pelo sistema de ar-condicionado e da chuva, área permeável e 20 caixas de recarga, uso de ventilação e iluminação natural em áreas comuns, reduzindo consumo de energia, e estrutura para coleta seletiva e separação total de resíduos.