Uma nova pesquisa realizada pelo Instituto Serpes para o jornal O Popular, divulgada na última sexta-feira (20), mostrou um cenário acirrado agora entre Sandro Mabel (UB) e Adriana Accorsi (PT), que estão em empate técnico, com 20,3% e 20% das intenções de voto, respectivamente, para prefeito de Goiânia. O senador Vanderlan Cardoso (PSD), que anteriormente ocupava posições mais favoráveis, teve uma queda significativa e agora registra 14,8%, ficando em terceiro lugar na disputa. Por outro lado, 21% dos eleitores pesquisados continuam indecisos.
O levantamento aponta a polarização entre Mabel e Accorsi, que agora lideram a corrida eleitoral, enquanto Cardoso vê a preferência ao nome dele cair. Fred Rodrigues (PL), ex-deputado estadual cassado, ocupa a quarta posição, com 6,8%, enquanto o atual prefeito, Rogério Cruz (SD), que tenta a reeleição, segue com 5,8%. Matheus Ribeiro (PSDB), jornalista, aparece logo depois, com 5,2% das intenções de voto, enquanto o professor Pantaleão (UP) registra 1,3%.
Indecisos: a chave da eleição, aponta pesquisa Serpes para prefeito de Goiânia
A pesquisa também revelou que 4,8% dos eleitores pretendem votar nulo, frente a uma fatia expressiva de 21% de indecisos, gerando um cenário de incerteza, já que esse bolo incerto tem o potencial de alterar a corrida entre os três melhor colocados.
Os próximos dias serão cruciais para os candidatos apresentarem suas propostas de maneira mais convincente para conquistar quem ainda não escolheu seu candidato a prefeito. Sandro Mabel e Adriana Accorsi têm potencial para capturar boa parte desses votos indecisos. Mas o futuro de Vanderlan Cardoso, que caiu nas pesquisas e ainda perdeu parte do tempo do horário eleitoral gratuito com a saída do PP de sua coligação, também pode investir sua capacidade para reverter esse cenário conquistando os indecisos.
Pesquisa suspensa
A nova pesquisa ocorre poucos dias após a inusitada suspensão de um levantamento anterior realizado também pelo Instituto Serpes e divulgado no sábado (7) pelo O Popular. A pesquisa mostrava um crescimento considerável de Sandro Mabel e um empate triplo entre ele, Adriana e Vanderlan, no primeiro lugar. Mas o levantamento acabou suspenso pela Justiça Eleitoral a pedido da Coligação Todos por Goiânia, liderada pelo atual prefeito Rogério Cruz. Segundo a coligação, que inclui partidos como Solidariedade, Mobiliza, PDT, PRTB e DC, a pesquisa não atendia aos requisitos legais necessários e apresentava irregularidades.
Entre as falhas apontadas, estava a ausência de dados suficientes para comprovar os resultados divulgados, o que levantou dúvidas sobre a confiabilidade da amostra e da metodologia aplicada. A Justiça acatou o pedido da coligação e determinou a suspensão da pesquisa, impedindo sua divulgação e utilização pelos candidatos em suas campanhas.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa Serpes/O Popular foi realizada entre os dias 18 e 20 de setembro, com 601 eleitores de Goiânia. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento foi contratado pelo Grupo Jaime Câmara e registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo GO-08917/2024.
Leia mais sobre: Eleições 2024 em Goiânia / Pesquisa jornal O Popular / Pesquisa prefeito Goiânia / Pesquisa SERPES Goiânia / Eleições 2024 / Política