16 de dezembro de 2024
ELEIÇÕES 2024 • atualizado em 19/08/2024 às 19:03

Nova pesquisa em Aparecida mostra Alcides com 44% e Leandro com 31%

Leandro Vilela teve menor tempo de exposição por isso o resultado da pesquisa é positivo para o candidato
Reduz a diferença entre os dois candidatos que estão à frente em Aparecida - Fotomontagem/Divulgação
Reduz a diferença entre os dois candidatos que estão à frente em Aparecida - Fotomontagem/Divulgação

Pesquisa eleitoral em Aparecida de Goiânia divulgada nesta segunda-feira (19), aponta que o candidato do PL, Professor Alcides, se mantém à frente com 44,18% das intenções de voto e é seguido de Leandro Vilela, com 31,10%, mas com queda na diferença. A pesquisa mostra especialmente uma evolução de Vilela que ainda não tinha alcançado percentual acima de 30% em outros levantamentos.

A pesquisa foi realizada pela Exata-BR Prestadora de Serviços e contratada pelo jornal Diário de Aparecida que divulgou os dados nesta segunda. Ela é a primeira de outros levantamentos previstos para os próximos dias, segundo registro na Justiça Eleitoral.

Na estimulada, três candidatos registrados para a disputa pela prefeitura de Aparecida foram citados nominalmente. Willian Panda, do PSB aparece com 4,3%. Não sabem, 9,25%, e não votarão em nenhum candidato, 10,24%.

Diferença caiu entre Leandro e Alcides, mostra pesquisa

A diferença entre Leandro e Alcides é de 13,8 pontos percentuais, quando ela já chegou a ser de 20 pontos percentuais.

O cenário da pesquisa mostra que, com a consolidação de candidaturas adversárias, Alcides desidrata para Leandro a preferência que o mantinha na liderança com tranquilidade nas pesquisas anteriores.

Já Leandro Vilela teve o nome definido em junho, portanto, pelo pouco tempo de exposição, o resultado da pesquisa é positivo para o candidato.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, na qual o eleitor é quem deve lembrar o nome do candidato, Professor Alcides teve 36,42%, Leandro Vilela 24,51% e Willian Panda, 3,35%. Os que ainda não sabem chegaram a 31,69% dos entrevistados, e 4,04% não se lembraram de nenhum candidato.

O levantamento da Exata-BR reforça que ainda é elevado o número de eleitores indecisos em Aparecida. O Diário de Goiás mostrou esses cenários em diferentes levantamentos.

A rejeição dos três candidatos também foi avaliada pelo levantamento da Exata-BR. Professor Alcides e Leandro Vilela estão quase empatados (dentro da margem de erro, inclusive): não vo- tariam de jeito nenhum em Alcides 8,17% dos entrevistados, ao passo em que 10,04% nunca votariam em Leandro Vilela. William Panda é campeão de rejeição, com 21,16% de recusa ao seu nome. Não rejeitam ninguém, 54,72%, e rejeitam todos, 5,91%, mostra a pesquisa.

Cabos eleitorais de peso

A pesquisa mostrou o peso do governador Ronaldo Caiado e do ex-prefeito Gustavo Mendanha como cabos eleitorais de Leandro Vilela em Aparecida. Ambos têm se destacado à frente de eventos e peças de propaganda ao lado do candidato, levando até mesmo o candidato da chapa à prefeitura de Goiânia, Sandro Mabel, como ocorreu no final de semana.

Segundo a pesquisa da Exata-BR, seguiriam a recomendação de Caiado para votar em alguém 53,84% dos eleitores consultados, enquanto 46,85% responderam que votariam no candidato recomendado por Mendanha.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 14 de agosto, com aplicação de 800 entrevistas. Ela foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Goiás sob o número GO-09318/2024. A margem de erro máxima é de 3,46 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando-se um nível de confiança de 95%.


Leia mais sobre: / / / Aparecida de Goiânia / Eleições 2024 / Geral / Política