21 de julho de 2024
Aparecida de Goiânia

Professor Alcides perde fôlego e diferença de Leandro Vilela é de 13,7%, aponta pesquisa

Deputado federal Professor Alcides (PL), ainda lidera a disputa com 39,8%, porém Leandro Vilela marca 26,1% das intenções de voto no cenário estimulado
Da direita para a esquerda: Leandro Vilela (MDB) e Professor Alcides (PL). (Fotos: Divulgação).
Da direita para a esquerda: Leandro Vilela (MDB) e Professor Alcides (PL). (Fotos: Divulgação).

A pesquisa estimulada para prefeito de Aparecida de Goiânia do Instituto Data Pop apontou um rápido crescimento do nome do ex-deputado federal Leandro Vilela (MDB) da base do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) no município. O deputado federal Professor Alcides (PL), ainda lidera a disputa com 39,8%, porém Leandro Vilela marca 26,1% das intenções de voto no cenário estimulado, apenas 13,7 pontos percentuais atrás de Alcides.

Ainda no cenário estimulado da pesquisa, os indecisos somam 23,9%, enquanto 10,2% pretendem anular o voto. O Instituto Data Pop entrevistou 601 eleitores, entre os dias 26 e 28 de junho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. Contratada pela Trilhas do Cerrado Produções, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09507/2024.

Em outras pesquisas já divulgadas, a diferença entre os dois chegou a ser de 30 pontos percentuais. “Dessas pesquisas [que mostram Alcides na liderança], quantas pessoas já decidiram o voto? 20%”, indagou Vilela logo após anúncio de pré-candidatura em junho, ao ser questionado sobre o curto tempo até outubro, quando os eleitores vão às urnas.

No cenário, no qual está incluso o nome do atual prefeito Vilmar Mariano (União Brasil), que está fora da disputa pelo pleito, o panorama eleitoral é idêntico: Professor Alcides lidera com 37,6%, seguido por Leandro Vilela, com 23,7%. O atual prefeito marca 14,8% das intenções de votos. Dos entrevistados, 15,2% estão indecisos e 8,7% anulariam.

Já no embate direto entre o Professor Alcides e o prefeito Vilmar Mariano, cenário que se desenhava até a entrada de Vilela na disputa, a vantagem do pré-candidato do PL é de 28,8 pontos. Professor Alcides marca 47,5% das intenções de voto contra 18,7% de Vilmar. Indecisos são 21,7%, nulos 12,1%.

Espontânea

O Data Pop também aferiu os números do levantamento espontâneo, quando os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados. Professor Alcides é o mais lembrado, com 26,8% das intenções de voto. O prefeito Vilmar Mariano tem 11,9%, tecnicamente empatado com Leandro Vilela, que marca 10,6%.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia / Política

Elysia Cardoso

Jornalista formada pela Uni Araguaia em 2019