Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 podem, finalmente, conferir suas notas. As informações estão disponíveis na Página do Participante, plataforma online do exame. Para acessar o resultado, é necessário utilizar o login: gov.br, informando o CPF e a senha do candidato.
As notas do Enem são fundamentais para quem deseja ingressar no ensino superior, sendo a principal porta de entrada para universidades públicas e privadas no Brasil. A grande maioria dos candidatos almeja o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Enem para selecionar os estudantes para as instituições públicas de ensino superior. O Sisu 2024 abrirá suas inscrições nesta quarta-feira (17), exclusivamente pela internet, no site oficial do programa.
O edital do Ministério da Educação (MEC) detalha as etapas do processo seletivo do Sisu, que será realizado em uma única fase. Os candidatos poderão se inscrever em até duas opções de cursos e universidades, escolhendo as alternativas com base nas notas obtidas no Enem 2024. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro.
Além disso, o Sisu é uma excelente oportunidade para candidatos que pretendem se inscrever em cursos altamente concorridos, como Medicina, Direito e Engenharia, que costumam ter uma alta demanda de inscrições. Com a divulgação dos resultados, muitos estudantes já começam a se preparar para o início do processo seletivo, com o objetivo de garantir uma vaga no curso dos seus sonhos.
Agora, com os resultados do Enem em mãos, os próximos passos para os candidatos serão tomar decisões importantes, desde a escolha das universidades até o planejamento financeiro para a realização da matrícula e início das aulas.
Outras oportunidades
Enquanto o Sisu oferece vagas na maiorias das universidades públicas brasileiras, especialmente as federais, o Prouni (Programa Universidade para Todos) disponibiliza bolsas de estudo parciais (50%) ou integrais em faculdades particulares. Ter feito a última edição do Enem é requisito mínimo para participar de ambos.
Leia mais sobre: Governo Federal / Cidades / Educação / Notícias do Estado

