14 de novembro de 2024
Tempo

Noroeste goiano pode ter chuvas intensas; confira quais cidades devem ser afetadas

As regiões metropolitanas de Belo Horizonte e de Fortaleza e o Distrito Federal também podem ser atingidas por chuvas intensas
(Imagem: reprodução)
(Imagem: reprodução)

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que divulgou alerta de perigo para algumas regiões do Brasil em relação à chuvas. O aviso, emitido na manhã desta segunda-feira (19), é para as próximas 24 horas e, em Goiás, a região noroeste deve ser atingida por tempo instável.

Além de Goiás, as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e de Fortaleza e o Distrito Federal podem ser atingidas por chuvas intensas.

O Inmet indica a possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros/hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos, de 60 a 100 quilômetros/hora (60-100 km/h), com “risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas”, a partir das 10h05 de hoje até as 10h desta terça-feira (20).

As cidades do noroeste goiano que podem ser atingidas são Aragarças, Aruanã, Britânia, Goiás, Jussara, Luiz Alves, Matrinchã, Mozarlândia, Nova Crixás, Piranhas, Crixás, Mundo Novo, Novo Planalto, São Miguel do Araguaia e Uirapuru.

O alerta abrange também cidades do sudoeste e norte piauiense, centro norte e extremo oeste baiano, centro-sul cearense, sul amazonense, região central do Maranhão, sudoeste de Mato Grosso, sertão pernambucano, noroeste e centro de Minas, sertão paraibano, centro amazonense, nordeste paraense, litoral norte do Espírito Santo e pantanais sul mato-grossense.

O Inmet orienta que, em casos de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, devido ao risco de queda e descargas elétricas, e não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, o instituto destaca ser importante desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.  Para mais informações, ligar para a Defesa Civil (Telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (193).


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado