Publicidade
Categorias: Brasil
| Em 9 anos atrás

No STF, Dilma tenta barrar julgamento de contas no TCU

Compartilhar

Foi impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF) um mandado de segurança pela Advocacia Geral da União (AGU) que pede a suspensão das contas do governo federal relativas ao exercício de 2014.

No Mandado de Segurança (MS) 33828, a AGU alega que o processo referente à tomada de contas deve ficar suspenso até que o TCU se pronuncie sobre a representação de suspeição do relator do caso na corte de contas, o ministro Augusto Nardes.

Publicidade

A AGU é responsável pela defesa da presidente da República, Dilma Rousseff (PT). A argumentação apresentada no mandado de segurança, tanto o Regimento Interno do TCU como o Código de Processo Civil (CPC) preveem a suspensão do julgamento do mérito de processo quando alegada a suspeição do juiz.

Publicidade

Na representação perante a corte de contas, a AGU sustenta que o relator teria agido em desacordo com previsão da Lei Orgânica da Magistratura (Loman) e do regimento, ao manifestar antecipadamente sua posição sobre o caso. Portanto, entende que “a conduta é ilegal e acarreta a suspeição do ministro”.

Publicidade

O mandado de número 33828 foi distribuído para a relatoria do ministro Luiz Fux. AGU a concessão de liminar tendo em vista que o julgamento das contas está previsto para esta quarta-feira (7). Segundo o MS, o processo principal deve ficar suspenso até que a suspeição seja apreciada pelo TCU.

Publicidade