20 de dezembro de 2024
Empresas e Negócios • atualizado em 12/02/2020 às 23:47

Nexus: O novo shopping de R$550 milhões em Goiânia

Nexus: Shopping multiuso terá construção até 2020. (Foto: Divulgação)
Nexus: Shopping multiuso terá construção até 2020. (Foto: Divulgação)

As empresas Consciente Construtora e Incorporadora e a JFG Incorporações preparam o lançamento em outubro do Nexus Shopping & Business, na avenida D com a 85, no setor Marista. A concepção do projeto tem parâmetros internacionais e terá multiuso entre shopping, estrutura de negócios, pólo gastronômico e hotel.

LEA TAMBÉM: Nexus: Corretores de imóveis convidados para conferência de lançamento 

O empreendimento está orçado em R$ 550 milhões e será um dos maiores investimentos privados em execução no Centro- Oeste e no País nos próximos quatro anos em um empreendimento com mais de 136 mil metros quadrados de área construída.

DSegundo Ilésio Inácio Ferreira (Consciente Construtora) o Nexus é inspirado nos centros corporativos de importantes metrópoles internacionais e terá vários segmentos comerciais e de serviços em único local.

As três torres vão abrigar salas comerciais, lajes corporativas, hotel executivo de alto padrão, ancorados em um grande shopping center e um moderno centro de convenções modulável multiuso para eventos sociais e corporativos, que promoverão a sinergia entre negócios, conveniência, serviços, lazer e gastronomia.

Estrutura

Serão 392 salas comerciais, 27 pavimentos com lajes corporativas, centro de convenções e eventos para mais de 1100 pessoas, hotel midscale executivo com 192 unidades hoteleiras. O estacionamento terá capacidade para mais de 1.700 vagas e shopping center com 9,8 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), comportando mais de 140 lojas. Quando estiver concluído, em 2020, a previsão é que 4.500 pessoas trabalhem no local e que 9 mil pessoas circulem pelo complexo diariamente.

“É um projeto que irá colocar Goiânia, de vez, no mapa business internacional. Trouxemos tudo o de mais moderno no mundo de design, estrutura, tecnologia e serviços”, diz o empresário José Batista Júnior, presidente da JFG Incorporações.

O projeto é resultado de três anos de estudos mercadológicos, que identificaram a demanda potencial da capital de Goiás por mais conectividade para os negócios. Aliás, o nome do novo empreendimento da Consciente Construtora e Incorporadora e da JFG Incorporações visa evidenciar as conexões que serão geradas no dia-a-dia do universo business, num ambiente favorável para a tomada de decisões ágeis e velocidade da informação ao propiciar a praticidade de ter diferentes players e serviços em um só lugar.

O Projeto

O Nexus Shopping & Business será construído no coração de Goiânia: na Avenida D, esquina com a Avenida 85 e Rua 143-A. Sua concepção segue a vertente urbanística de cidade compacta, adotada pelos grandes centros urbanos e também pelo atual Plano Diretor de Goiânia, uma vez que o adensamento proporciona o melhor uso da estrutura urbana.

Para comportar o fluxo de veículos, o empreendimento terá mais de 1.700 vagas em um moderno estacionamento, a ser construído em oito pavimentos de deck, além de dois subsolos.

Segundo os empreendedores, a quantidade de vagas de estacionamento do Nexus Shopping & Business é acima do necessário para suprir o fluxo projetado de veículos no empreendimento. Além disso, sintonizado com as tendências sustentáveis, o complexo conta com compromisso com a sustentabilidade e também terá amplo bicicletário e vagas exclusivas para veículos híbridos ou 100% elétricos, com tomadas de energia para recarga das baterias veiculares.

Empregos

A construção do Nexus Shopping & Business, com previsão para o início em 2016 terá sua conclusão em 2020. Na sua fase de execução, serão gerados 3 mil empregos diretos e indiretos (que incluem fornecedores e serviços terceirizados) em Goiânia. Mais de mil profissionais do mercado imobiliário estão sendo preparados para apresentar e comercializar o empr

Uma torre corporativa

O Nexus Shopping & Business oferecerá a Torre Corporativa, a primeira em Goiânia preparada exclusivamente para grandes empresas. Serão 27 lajes com até 545 metros quadrados cada, voltadas ao perfil de negócio que mais cresce na Região Metropolitana de Goiás. Segundo estudo da Urban System, as empresas com mais de 50 funcionários cresceram acima de 7% ao ano entre 2002 e 2011 no Estado. Esta area sera destinada para grandes empresas.

O acesso à Torre Corporativa será privativo, a partir dos decks de garagem ou do shopping center. As lajes foram projetadas para permitirem liberdade e diversificação de layouts das empresas que vão montar suas sedes ou filiais no local.

Sustentabilidade

Toda a área externa da Torre Corporativa terá vidro ecoeficiente, com fator solar específico para permitir a iluminação natural e redução das ondas de calor, o que vai gerar economia no consumo de energia elétrica e gerar moderno e belo impacto visual externo. O sistema de ar condicionado será do tipo CAG, que opera com um sistema à base de água gelada, também considerado ecoeficiente. Haverá reutilização da água consumida no empreendimento, chamada de águas cinzas, utilizadas em lavatórios dos banheiros, por exemplo, que receberão tratamento para o reuso.

No terraço da Torre Corporativa será instalado um moderno e amplo heliporto privativo, com capacidade para receber helicópteros de até cinco toneladas. Além de atender as demandas corporativas das empresas no Nexus Shopping & Business, o heliporto também vai beneficiar a cidade, pois será um importante ponto de pouso e decolagem para serviços públicos de saúde e segurança.

Ilézio Inácio informou que o Nexus tem como alguns dos diferenciais de sustentabilidade da Torre Corporativa do empreendimentos, que será o primeiro empreendimento corporativo em Goiânia a obter a Certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de certificação e orientação ambiental. Todo o projeto foi desenvolvido com a consultoria do Centro de Tecnologia de Edificações – referência nacional em construções sustentáveis.

Novo pólo gastronômico

O projeto do Nexus tem lojas âncoras, satélites e praça de alimentação que fazem parte do mix para o centro de compras do complexo com19 mil metros quadrados de área construída em três pisos, com mais de 9,8 mil metros quadrados de Área Bruta Locável (ABL), comportando mais de 140 lojas.

O projeto prevê terá amplos espaços para a instalação de restaurantes e cafeterias gourmets. A intenção é criar um novo pólo gastronômico para os setores Oeste, Marista e Bueno, onde o público contará com a praticidade de amplo estacionamento, acesso fácil e, principalmente, segurança.

O shopping center terá ainda um terraço-jardim, com todo o paisagismo do empreendimento, assinado pelo arquiteto Benedito Abbud, referência nacional no desenvolvimento de projetos de paisagismo em centros urbanos.

A 12 metros de altura, proporcionará uma visão panorâmica única de Goiânia. Também será destinado ao uso gourmet. “Não há dúvida de que o shopping, por seus inúmeros benefícios e concepção, revitalizará a região para a tendência crescente de consumo dentro destes espaços”, analisa Camila Inácio, arquiteta que assina o projeto do Nexus.

Hotel da bandeira Ramada

Uma das torres do Nexus sera destinada a um hotel do complexo multiuso e terá administração da bandeira Ramada Hotel e Suítes, de padrão executivo midscale, inédita em Goiânia.

A bandeira Ramada é a mais conhecida nos Estados Unidos e administra cerca de 900 hotéis em 25 países. No Brasil, chegou em 2011 e atualmente tem nove unidades em operação (Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro).

Até o final de 2018, mais trinta e quatro deverão entrar em funcionamento. A Bandeira Ramada pertence ao grupo Wyndham, maior grupo hoteleiro do mundo, com 7,6 mil unidades distribuídas em todos os continentes.

O objetivo é preparar Goiânia para atender a demanda de turismo de negócios e eventos que deverá crescer, entre outros fatores, com a conclusão do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva e a crescente oferta de voos para a capital pelas companhias aéreas.

Office

Para completer o conceito de multiuso, o Nexus Shopping & Business terá a Torre Office voltada para empresas que demandam localização privilegiada, fácil acesso, amplo estacionamento e interação com outros segmentos econômicos. Serão 392 salas com medidas entre 35 e 66 metros quadrados, espaços maiores que o mercado convencional oferece na capital goiana.

A flexibilidade na configuração do Nexus Shopping & Business permite abrigar diferentes tamanhos de empresas no Torre Office, com a possibilidade de unir duas salas comerciais. A diversidade de serviços presentes também deve estimular o desenvolvimento de uma rede de negócios dentro do próprio complexo comercial.

O seu Centro de Convenções ocupará todo o 15o andar do empreendimento, com capacidade para mais de 1.100 pessoas e auditório para 643 lugares em um das configurações possíveis. O espaço poderá ser modulado de acordo com o tamanho e a natureza do evento. Cadeiras e divisórias poderão ser retiradas para abrigar recepções e festas, demanda crescente na capital.

Nexus Shopping e Business em numeros:

  • • Área construída total: 136.851 m2
  • 
• Salas comerciais: 392 salas distribuídas de 35 a 66 m2
’
  • • Lajes corporativas: 27 com até 545 m2 cada

  • • Área Bruta Locável do Shopping: 9.803 m2 comportando mais de 140 lojas
  • 
• Suítes/hotel: 192 unidades hoteleiras
  • 
• Capacidade Centro de Convenções: Capacidade para mais de 1100 pessoas
• Número de elevadores: 27
  • 
• Vagas de garagem – 1738 vagas distribuídas entre vagas normais, PNE, vagas para idosose vagas ecoeficientes com tomada para carregamento de carros elétricos.
  • • Empregos diretos e indiretos gerados: 3000 empregos
  • • Impostos gerados:
25 Milhões de Impostos Federais até a operação
  • 18 Milhões/Ano de Impostos Estaduais (ICMS)
  • 4,8 Milhões/Ano de Impostos Municipais (ISSQN e IPTU)
  • 9 Milhões investidos em ISTI
  • • Entrega do Empreendimento em 2020
  • • Valor Geral de Vendas: R$ 550 milhões

Leia mais sobre: Empresas e Negócios