22 de dezembro de 2024
Notícias do Estado • atualizado em 18/02/2021 às 14:14

Naves coloca Anápolis em risco moderado e anuncia restrições

Anápolis pode passar ao risco crítico. (Foto: Divulgação)
Anápolis pode passar ao risco crítico. (Foto: Divulgação)

O prefeito Roberto Naves anunciou nesta quinta-feira (18) que Anápolis passará ao cenário de risco moderado, previsto na matriz adotada pelo município. Com isso, as atividades comerciais e de serviços terão maiores restrições a partir da próxima segunda-feira (22).

A medida vale, inicialmente, por 15 dias, mas pode ser prorrogada em caso de a ocupação de leitos municipais destinados à covid-19 ficar acima de 50%.

“Nós estamos mais uma vez em uma curva crescente”, alertou em entrevista coletiva. “A gente sabe que o estado de Goiás se encontra com a capacidade máxima de ocupação de leitos de UTI”, destacou.

O prefeito pontuou ainda que o mercado já sente a carência de insumos e de pessoal. “Falta material humano, que já está escasso e cansado, você não tem insumos, estrutura física, equipamentos”, pondera.

O que muda?

Agora, o setor produtivo deverá seguir os 11 protocolos elaborados pela Vigilância Sanitária para funcionar.

Uma das mudanças, por exemplo, diz respeito ao horário de funcionamento dos serviços de alimentação, que no risco leve tinha abertura autorizada até a meia-noite e passa a funcionar até as 22 horas, considerando também a redução de 50% para 30% da capacidade máxima de clientes no local.

O comércio em geral só poderá funcionar entre 9h e 16h. Fora desse horário, aos fins de semana e feriados, só podem atender por delivery.

Boates, danceterias e eventos esportivos amadores ficam proibidos de funcionar, assim como teatro, cinemas e museus. Cultos religiosos ficarão restritos a 30% da capacidade.


Leia mais sobre: / / Cidades / Destaque 2 / Notícias do Estado