O brasileiro já pagou mais de 1 trilhão em impostos só neste ano de 2023 e, mesmo assim, ainda tem banco que tem coragem de cobrar taxas sem oferecer nada em troca. Por isso, a influenciadora Nath Finanças ficou entre os assuntos mais comentados deste final de semana após ensinar como receber o estorno das tarifas, desse dinheiro já pago para as instituições financeiras. Mesmo que pouco, pode fazer diferença para muitas pessoas.

Para início de conversa, o reembolso é válido para quem tem conta corrente e paga ou já pagou as tarifas. Isso graças a Resolução 3.919, de 2010, que diz que todo banco deve oferecer ao cliente opção de contratar serviços essenciais. Nesse caso, eles pagam apenas pelos serviços avulsos tarifados segundo a regulamentação, mas Nath Finanças lembrou, por exemplo, que quando o cliente não for informado sobre o serviço pelo banco, tem direito a solicitar o estorno das tarifas. Veja os tuítes da influenciadora.

Publicidade

Além de ensinar como pedir o reembolso, Nath Finanças ainda ensinou, de modo fácil e rápido, como mudar a conta corrente para gratuita, deixando de pagar as tão inconvenientes tarifas. Por exemplo, para quem tem conta no Banco do Brasil e quer parar de pagar taxas, basta acessar o aplicativo da instituição e seguir este passo a passo: Menu > Conta Corrente > Seu Pacote > Cancelar Pacote Atual > Pacote gratuito vai automaticamente.

Publicidade

Por mais que os estornos das tarifas sejam, em sua maioria, valores pequenos, eles podem fazer a diferença para o cliente do banco. Mas, com milhares de pessoas pedindo ao mesmo tempo, é claro que pode fazer uma pequena diferença nos “cofres” das instituições financeiras também. Por isso, os bancos ficaram enfurecidos com a ajuda da Nath Finanças.

Publicidade

A Federação Nacional dos Bancos (Febraban) chegou a se posicionar e afirmou que todos os bancos cumprem com a regulamentação do Banco Central e caso o cliente tenha aderido a uma opção de serviços tarifada e opte por mudar para os serviços essenciais, não existe custo para esta mudança. Depois da Febraban, vieram outros como o Bradesco e o Santander.

Em suas respostas os bancos afirmaram que sempre disponibilizaram as contas correntes gratuitas. Apesar disso, muitos internautas contestaram e afirmaram que nunca tiveram a disposição a informação das contas grátis, não só nestes como em outros bancos como Itaú e Banco do Brasil.

Publicidade

Agora com milhares de pessoas com acesso à informação, basta esperar qual vai ser o próximo passo dos bancos para conseguir tirar mais dinheiro do cliente depois de já cobrar essas tarifas e os juros exorbitantes para qualquer outro serviço.

Publicidade