22 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 01/09/2020 às 16:26

“Não venham sem reserva, Pirenópolis não está comportando”, diz secretária

Pirenópolis terá protocolos sanitários para cada setor após retomada do turismo. (Foto: Reprodução)
Pirenópolis terá protocolos sanitários para cada setor após retomada do turismo. (Foto: Reprodução)

Pirenópolis reabriu a cidade para receber turistas a cerca de duas semanas, e como esperado, os visitantes ignoraram a pandemia causada pelo novo coronavírus. O grande fluxo de visitantes preocupa as autoridades locais. A secretária de saúde de Pirenópolis, Luciana Rodrigues, apela para que turistas só visitem a cidade com hospedagem previamente reservada. “Não vamos conseguir receber esses turistas com qualidade, pois não teremos onde recebê-los. Quem vier, certifique-se de que tenha hospedagem, que faça sua reserva, que saiba onde vai ficar”, diz a secretária.

Luciana relata que algumas pousadas estão recebendo mais turistas que o autorizado e descumprindo os protocolos sanitários. Por conta disso, já houveram autuações, inclusive reincidências no último final de semana. “A pousada estava sem identificação e com número maior de que foi permitido, que é de 65% dos leitos diários”.

De acordo com dados disponibilizados pela prefeitura, 90% dos leitos de hospedagem disponíveis em Pirenópolis estão ocupados. Além disso, os restaurantes da rua do lazer, um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, estão com a capacidade, trabalhando apenas com 50% da capacidade e muitos não estarão abertos, segundo a prefeitura.

Além disso, a “aglomeração está sujeita a multa, e essas pessoas só aglomeram”, comenta. De acordo com Luciana, a multa é de R$ 1 mil por CPF. “Tiveram multas aplicadas por aglomeração, tivemos multas também pelo não uso das máscaras. Infelizmente principalmente no domingo, o pessoal que está vindo passear não está usando máscara”, relata.

Feriado de sete de setembro

Na próxima segunda-feira (07) é feriado nacional em comemoração a Independência do Brasil, e a prefeitura espera um grande fluxo visitantes aos pontos turísticos da região. Segundo a Secretaria de Saúde, a preocupação dobra. “Com certeza dobra, estamos recebendo um fluxo além do que poderíamos imaginar numa época de pandemia, agora imagina para sete de setembro”, sublinha Luciana.

Pensando nisto, a Prefeitura de Pirenópolis, junto a Secretaria Municipal de Saúde, irá realizar uma reunião nesta terça-feira (1º) com todos os empresários, poder público e Polícia Militar. O intuito é reforçar a fiscalização e conscientizar as pessoas, para que visitem a cidade com reservas feitas antecipadamente

Prefeitura de Pirenópolis realiza campanha para conscientizar turistas.

Pousadas e hotéis autorizados a funcionar

O site da prefeitura de Pirenópolis disponibiliza uma aba para turistas conferirem quais hotéis e pousadas estão regularizados e podem receber turistas. De acordo com a secretária, a consulta no site pode evitar que turistas cheguem, não sejam recebidos e causem aglomeração nas ruas da cidade, podendo assim gerar multa.
“Todos os estabelecimentos estão trabalhando com um fluxo muito menor e muitos nem abriram ainda. As pessoas estão vindo e não tem onde se hospedar, não tem onde comer, e estão se aglomerando pelas ruas, ficando em áreas públicas” ressalta.

Abertura ainda não apresentou reflexo em números

Questionada sobre os resultados causados pela reabertura dos pontos turísticos da cidade, a secretária informou que Pirenópolis começará um inquérito epidemiológico nos próximos 15 dias e só então, poderá haver uma “noção de quantos casos e o impacto causado pela reabertura”.

“Não temos ainda um impacto. Na verdade, estamos em um nível estável nos números, já tivemos um pico maior, mas iremos começar a fazer um balanço epidemiológico e poderemos analisar melhor”, explica a secretária de saúde de Pirenópolis.

De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (31), o número de casos de covid-19 confirmados na cidade é de 213 contaminados. 93 destes ainda estão ativos e 113 pessoas já se recuperaram da doença. Até o momento, sete pessoas vieram a óbito em decorrência da doença.


LEIA TAMBÉM:

Vítima de ameaça, secretária de saúde de Pirenópolis diz que o “trabalho vai até o final”


Leia mais sobre: / Cidades / Destaque / Destaque 2 / Entretenimento