16 de novembro de 2024
Destaque 2

Não recebeu o cartão Renda Família? Saiba como localizá-lo

Saiba como encontrar seu cartão Renda Família
Saiba como encontrar seu cartão Renda Família

Quase 500 cidadãos podem checar no site da Prefeitura de Goiânia a localização do cartão Renda Família. A ferramenta é voltada para os beneficiários cujos cartões foram devolvidos pela Alelo, empresa gestora dos recursos do programa, ao poder público municipal. Após três tentativas de entrega, os cartões são direcionados para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), que depois os distribui para unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). 

Na página do Renda Família é possível saber, por meio do nome do beneficiário, onde está o cartão e também conferir o telefone de contato de cada unidade. Para acesso à relação de cidadãos que tiveram os cartões devolvidos à prefeitura, basta clicar em “lista completa de beneficiados pelo programa”, no final da página. A retirada pode ser feita exclusivamente pelo beneficiário mediante apresentação de documentos pessoais com foto e número do processo de requisição do benefício. O número de devolvidos representa cerca de 4,7% dos cartões já entregues ou em processo de emissão. A maioria, ou 95,3% dos 9.616 cartões emitidos, chega à casa dos contemplados.

Até a última segunda-feira (3/5), 14.587 cidadãos solicitaram participação no primeiro programa de transferência de renda da história da prefeitura e o segundo compromisso do Plano de Governo materializado pelo prefeito Rogério Cruz. Totalmente custeado com recursos do Tesouro Municipal, o Renda Família já chegou a 9.730 beneficiários que, ao final da iniciativa, terão recebido da Prefeitura de Goiânia mais de R$ 17,5 milhões. A meta, no entanto, é amparar 24 mil famílias até o dia 30 de junho, prazo final para as inscrições, e chegar à marca de R$ 43,2 milhões direcionados à ação cujo foco está nos cidadãos mais vulnerabilizados pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). 

“Queria eu ter condições de fazer por todas as pessoas vulneráveis nesse momento; de poder dar um valor mais acessível a todos. Mas a prefeitura também tem suas dificuldades, assim como as pessoas. Queria eu poder ajudar todos os que não tem um pão na mesa, um leite e uma água”, pondera o prefeito Rogério Cruz. Além dos 9.730 já contemplados, o município analisa outros 3.184 pedidos, aguarda correção de informações por parte de 124 solicitantes e tem agendadas 214 diligências presenciais nas casas dos solicitantes. “Isso ocorre quando os avaliadores têm dúvidas em relação à documentação apresentada ou precisam de informações complementares”, explica o secretário de Finanças de Goiânia, Geraldo Lourenço. A checagem in loco é realizada por assistentes sociais da prefeitura. A análise remota, pelo corpo técnico da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). Do total de pedidos, pouco mais de 4% foram indeferidos. Desses, 673 foram negados após checagem da Finanças e outros 10 depois de diligência das assistentes sociais. 


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