A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), recolheu, em uma semana, 10 mil toneladas de entulhos descartados de forma irregular das vias públicas da capital. Os dados são do balanço parcial da 1ª Maratona da Limpeza, que reúne dois mil servidores da Comurg na força-tarefa em 700 bairros, em tempo recorde de 30 dias.
De acordo com a prefeitura de Goiânia, neste período, também foram roçados 2,2 milhões de metros quadrados, e pintaram 382 mil metros lineares de meio-fio. Força-tarefa realizou, ainda, limpeza de 50 mil metros quadrados de margens de mananciais, além da poda de 538 árvores em vias públicas, e extirpação de 67 exemplares que estavam totalmente secos.
A operação especial de limpeza também removeu, das calçadas e canteiros, 16 mil toneladas de resíduos denominados bagaços. Trata-se de bens inservíveis, que poderiam ser reaproveitados se a população os tivesse entregado voluntariamente em uma das quatro unidades de ecopontos, ou solicitado recolhimento por meio do Cata-treco. Este, por sua vez, atendeu 360 ordens de serviços, e recolheu cerca de 1.400 objetos, dentre móveis, eletrônicos e eletrodomésticos.
“Em ritmo de maratona, vamos percorrer todas as regiões da cidade e reforçar ações. Expansão dos serviços mantém cidade limpa e ajuda no combate à dengue”, destaca o prefeito Rogério Cruz.
Nesse período de Maratona, a Comurg colocou à disposição da comunidade quatro ecopontos itinerantes, em regiões diferentes da cidade, que se somam aos outros quatro ecopontos fixos já existentes. Nos locais, população pode fazer o descarte de resíduos de construção civil, galhadas, pneus, objetos recicláveis, madeiras e outros itens.
Ecopontos itinerantes
Ecopontos fixos
Leia também: