07 de agosto de 2024
Saúde

Mutirão de ecocardiograma fetal será realizado em Goiânia pelo Hospital Estadual da Mulher

Serão ofertadas 150 vagas para gestantes de alto risco, que estejam com 23 semanas de gravidez ou mais
As gestantes interessadas em realizar o exame podem se inscrever pelo número (62) 3956-2939. (Foto: Divulgação).
As gestantes interessadas em realizar o exame podem se inscrever pelo número (62) 3956-2939. (Foto: Divulgação).

No próximo dia 10 de maio, o Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) irá promover um mutirão para realizar exames de ecocardiograma fetal. A ação faz parte da programação do “Dia F”, Dia da Atenção à Saúde Cardiovascular do Feto. A iniciativa é uma parceria entre o Hemu, Sociedade Goiana de Pediatria e Brasileira de Cardiologia e empresas privadas.

No total, serão ofertadas 150 vagas para gestantes de alto risco, que estejam com 23 semanas de gravidez ou mais. Segundo a diretora técnica do Hemu, Cristiane Carvalho, o objetivo principal é realizar um diagnóstico precoce, possibilitando que a equipe médica planeje e prepare o parto de forma adequada. As gestantes interessadas em realizar o exame podem se inscrever pelo número (62) 3956-2939.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 130 milhões de crianças no mundo têm algum tipo de cardiopatia congênita. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 29 mil crianças nascem com cardiopatia congênita por ano. Dessas, cerca de 23 mil precisarão de cirurgia para tratar o problema.

Para a realização dos exames, serão disponibilizadas quatro salas e o atendimento contará com oito cardiologistas pediatras. O ecocardiograma fetal, que é rápido, indolor e seguro para a saúde da mãe e do feto, detecta de forma precoce de diversas condições durante a gestação. Por meio da análise das válvulas cardíacas e músculos do bebê, é possível avaliar o estado de saúde do coração em seus estágios iniciais de formação.


Leia mais sobre: / Cidades / Goiânia / Saúde

Comentários