Publicidade
Brasil
| Em 3 meses atrás

Musk ameaça Lula, no X, após suspensão da plataforma no Brasil

Compartilhar

Proprietário da rede social X, suspensa no Brasil por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário Elon Musk fez uma ameaça ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por meio da rede social, nesta segunda-feira (2).

“A não ser que o governo brasileiro devolva propriedades ilegais apreendidas do X e do SpaceX, nós vamos buscar reciprocidade na apreensão de ativos do governo também. Espero que Lula goste de voos comerciais”, escreveu Musk.

Publicidade

Entenda

Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes determinou a suspensão do X no Brasil depois que a plataforma descumpriu decisões judiciais, fechou o escritório da companhia no país e não apresentou representante legal para atuar no Brasil.

Publicidade

De acordo com o artigo 1.134 do Código Civil brasileiro, para funcionar no Brasil, empresas estrangeiras são obrigadas a nomear representantes no país.

Musk é investigado no STF no inquérito das milícias digitais que apura a atuação de grupos que supostamente se organizaram nas redes para atacar o STF, seus membros e a eleição brasileira de 2022.

Publicidade

No Brasil, a liberdade de expressão tem limites. A legislação proíbe, por exemplo, defender ideologias nazistas ou racistas, incentivar golpe de Estado, incentivar a animosidade entre as Forças Armadas e outras instituições, fazer apologia a crimes ou ameaçar pessoas.

Respaldo

Nesta segunda-feira (2), a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a suspensão da rede social. Cristiano Zanin, Flávio Dino e Carmen Lúcia seguiram integralmente o voto de Moraes, que é o relator, e mantiveram a decisão. A ministra apoiou a decisão de suspender a plataforma por entender que o descumprimento reiterado e infundado do Direito Brasileiro precisa receber uma resposta judicial coerente.

Publicidade