Desde a última segunda-feira (20), as três linhas das extensões de Trindade, Goianira e Senador Canedo, que funcionavam como alimentadoras, passaram a operar oficialmente como linhas diretas para os terminais. Conforme a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), as mudanças, que vinham sendo testadas desde de 21 de junho, podem gerar economia de 10 minutos no pico e até 20 minutos no entrepico.
A CMTC explicou que quem saia do Terminal de Senador Canedo e parava no Terminal Novo Mundo, seguirá agora sem sair do veículo até o Terminal Padre Pelágio. Aquele usuário do Eixo Anhanguera que inicia a viagem em Trindade ou Goianira, vão direto até o Terminal Novo Mundo. A companhia informou que, neste atendimento, serão nove terminais, sendo cinco do Eixo e quatro das extensões, incluindo o Vera Cruz.
Rafael Oliveira, técnico em Transportes da CMTC avalia que a escolha por inserir linhas diretas no sistema é definitiva porque as cidades que recebem o serviço de transporte metropolitano já necessitam desta operação. “Iniciamos com o Eixo Anhanguera um plano técnico que já estava em estudo na CMTC já há algum tempo, o que fizemos foi antecipar a aplicação dele porque a pandemia de Covid-19 mostrou necessidade urgente”, afirmou.
Além da redução do tempo de viagem e transbordos, os testes mostraram aumento de 16,03% o número de usuários atendidos. Levantamento do Sistema Integrado de Transportes Coletivos (SIT-RMG), no dia 13 de julho o número de passageiros atendidos no Eixo Anhanguera foi de 34.612, na segunda-feira (20) a demanda passou para 40.162 pessoas. No entendimento técnico, esse aumento de usuários reflete aprovação para as viagens diretas. “Estamos, em conjunto com a CMTC, ofertando uma opção de atendimento com mais benefícios para o usuário e isso reflete em aprovação”, ressalta Leônidas Elias Júnior, assessor da presidência da Metrobus.
Redução de aglomerações
Os técnicos da CMTC também registraram redução de aglomerações nos terminais Novo Mundo e Padre Pelágio após a mudança na operação. Oliveira, em coletiva nesta quinta-feira (23), pontuou também que há sinais de diminuição nos outros três terminais que atendem o Eixo Anhanguera.
“Melhoramos a operação seguindo o desejo do passageiro de não trocar de ônibus, podendo escolher onde descer ao longo desse trajeto do Eixo Anhanguera que tem o Centro, o Setor Universitário e o Setor Campinas e não ficar em terminal para entrar em outro ônibus”, afirmou Benjamin Kennedy, presidente da CMTC.
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