25 de junho de 2025
Mobilidade urbana • atualizado em 19/05/2025 às 13:00

Metronização do Eixo Anhanguera projeta aumentar de 16 para 21 km/h a velocidade média dos ônibus

Com uso de inteligência artificial para sincronizar semáforos, Goiânia inicia processo de metronização dos BRTs e prevê viagens 30% mais rápidas nos horários de pico
Anunciado pelo prefeito Sandro Mabel nesta segunda-feira (19), o sistema tem como principal objetivo aumentar a fluidez do trânsito. Foto: Alex Malheiros
Anunciado pelo prefeito Sandro Mabel nesta segunda-feira (19), o sistema tem como principal objetivo aumentar a fluidez do trânsito. Foto: Alex Malheiros

A implantação de tecnologias de inteligência artificial (IA) para modernizar o transporte coletivo de Goiânia avança com a inauguração do primeiro trecho metronizado do BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia. Anunciado pelo prefeito Sandro Mabel nesta segunda-feira (19), o sistema tem como principal objetivo aumentar a fluidez do trânsito nos corredores exclusivos e reduzir significativamente o tempo de viagem dos usuários. A expectativa é elevar a velocidade média dos ônibus de 16 km/h para 21 km/h nos horários de pico, um ganho de 30% na eficiência operacional.

Segundo Mabel, o sistema utiliza comunicação em tempo real entre os ônibus e os semáforos por meio de IA, permitindo que os sinais identifiquem a aproximação dos veículos e ajustem os tempos de abertura e fechamento com base na demanda. “O ônibus sai da estação e já começa a conversar com os semáforos. Eles se organizam para garantir o menor tempo de parada possível”, explicou o prefeito. A estratégia visa transformar o transporte coletivo em uma alternativa mais ágil e atrativa para a população, diminuindo o uso de carros particulares e, consequentemente, melhorando o tráfego na capital.

A metronização integra um Termo de Cooperação firmado entre a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET), a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) e o RedeMob Consórcio. O projeto já passou por três semanas de testes e deve ser expandido para outros corredores de ônibus, incluindo o trecho entre a Praça da Bíblia e o Terminal Padre Pelágio.

O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, adiantou que a próxima etapa será entregue em junho, contemplando o BRT Norte-Sul, entre a Praça Cívica e o Terminal Isidória. “É um impacto real no tempo de viagem dos usuários. O sistema está funcionando e agora começa a mostrar resultados concretos no cotidiano das pessoas”, afirmou.

De acordo com Murilo Ulhôa, presidente da CMTC, a metronização já reduziu o número de paradas dos ônibus no trecho inaugurado de quatro para apenas uma. “O passageiro passa menos tempo dentro do ônibus e pode aproveitar mais o tempo em casa, com sua família”, destacou.

Além da ampliação dos corredores metronizados, o prefeito também anunciou a retomada dos antigos citybus, veículos menores que operam sob demanda e devem complementar a rede, atendendo bairros e regiões com menor fluxo. “Vamos fazer com que cada vez mais a pessoa deixe o carro em casa e opte pelo transporte coletivo”, finalizou Mabel.


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