Notícias do Estado

MPGO determina que Ipasgo faça concurso público

O Ministério Público de Goiás (MPGO), obteve na Justiça a anulação de um pregão eletrônico realizado pelo Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) para contratação de empresa terceirizada e determinou a realização de um concurso público. A justificativa da decisão é de que as atividades contratadas são correspondentes a funções do quadro de servidores permanentes.

O valor referente ao trâmite seria de R$ 38.693.739,60 para serviços administrativos e de tecnologia, nos nos cargos de assistentes administrativos (Nível I, II e III) e analistas administrativos (Nível I, II, III, IV e V). Na ação, a promotora Villis Marra Gomes argumenta que as funções determinadas para o serviço terceirizado são atribuições que coincidem com as dos cargos efetivos de servidores do Ipasgo.

Para a 5ª Vara da Fazenda Pública Estadual, o pregão eletrônico é considerado ilegal, pois as atribuições e qualificações exigidas pelo Ipasgo no processo de licitação já são atividades desempenhadas pelos servidores efetivos. Ainda de acordo com a Justiça, o ato fere o princípio de legalidade e moralidade administrativa.

A Constituição estabelece que esse tipo de regime de admissão especial seja permitido em casos de contratação por tempo determinado e de natureza provisória, em situações de excepcionalidade do interesse público, o que não se enquadra na questão. Dessa forma, a Justiça decidiu pela suspensão do pregão eletrônico, pela não realização da licitação e não renovação de contratos vigentes. Ainda foi estabelecido que, para que os cargos necessários sejam preenchidos em relação às atividades de apoio administrativo, o Ipasgo realize um novo concurso público.

A reportagem do Diário de Goiás entrou em contato com a assessoria do Ipasgo para buscar posicionamento e não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O texto poderá ser atualizado.

Redação / Diário de Goiás

Notícias Recentes

Zagueiro Pedro Henrique enxerga potencial em recuperação do Atlético-GO na Série A

Sem vencer há 55 dias, Atlético-GO vive uma crise que aumenta a cada rodada no…

10/08/2024

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024