Integrantes do Ministério Público de Goiás estiveram nessa quarta-feira (13) na sede do Ministério Público Federal, em Brasília, para tratar de uma proposta para o sistema de transporte coletivo da região do Entorno do Distrito Federal. Na reunião, a coordenadora do Projeto do Entorno do DF do MP-GO, Patrícia Teixeira Guimarães Gimenes, e o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor, Érico de Pina Cabral, entregaram ao subprocurador-geral da República, Antônio Carlos Fonseca da Silva, e ao procurador da República do DF, Marcus Marcelus Gonzaga Goulart, uma minuta do projeto de integração do transporte coletivo no Entorno elaborada pelo MP goiano.
A intenção do MP-GO, conforme destaca o promotor Érico de Pina, é que seja feita a mudança do modelo de licitação que está em curso na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo acrescenta, o procedimento licitatório das linhas do transporte interestadual, que inclui a região do Entorno do DF, abrangendo o Distrito Federal e Goiás, da forma como está definido, não vai resolver o problema da região.
Ao longo dos últimos dois anos, o Ministério Público tem feito reuniões com representantes do governo federal, dos governos de Goiás e do Distrito Federal, e com representantes municipais, a fim de viabilizar um sistema que funcione de forma eficaz e integrada. Uma das principais reivindicações é a de que o novo processo licitatório contemple a integração tarifária.
Após conhecimento da proposta apresentada pelo MP-GO, o subprocurador comprometeu-se a marcar uma audiência no Ministério dos Transportes para tentar solucionar o impasse. (Ministério Público de Goiás)
Leia mais sobre: Cidades