O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), recomendou o uso de câmeras nas fardas de policiais militares e nas viaturas durante ocorrências, em Anápolis. A recomendação vem após dados divulgados pelo MP apontarem que, atualmente, Goiás é o segundo estado com mais mortes por intervenções policiais no país.
À TV Anhanguera, a Procuradoria-Geral do Estado de Goiás, que cuida dos processos do governo na Justiça, informou que vai se manifestar após ser notificada. Já o secretário de Segurança Pública e o comandante da Polícia Militar, não responderam, segundo a TV.
Segundo a solicitação, somente em Anápolis, houve 66 mortes por policiais militares nos últimos três anos. Para os promotores, o exemplo deve seguir estados como Santa Catarina, São Paulo e Rondônia, onde apresentaram redução de 60% após instalação das câmeras.
O MP-GO alega ainda que haja mais transparência nas abordagens, e ainda recomenda, além das câmeras, GPS em todas as viaturas. Além disso, o MP ainda pede que o governo de Goiás tome providências sobre os números de mortes por PMs.
Governador contesta
Durante sabatina do jornal O Popular na última segunda-feira (22) o governador Ronaldo Caiado (UB) disse que primeiro irá priorizar a instalação de câmeras nas ruas e nos presídios e disse que os recursos são ”finitos”.
Ainda durante entrevista, Caiado disse que os casos citados pelo MP aconteceram quando Goiás estava ‘dominado pela bandidagem’, e garante que o estado terá os menores índices no país. Segundo o governador, a mudança solicitada não é uma prioridade no momento.