12 de setembro de 2024
Arquitetura

Mostra Morar Mais ocupa casarão histórico em Goiânia, com proposta de luxo acessível

Mostra dos empreendedores Rosana Fernandes e Heitor Pires, reúne mais de 40 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagistas
Evento trouxe também como pilares a brasilidade, a inovação, a inclusão social e a customização na composição de ambientes. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).
Evento trouxe também como pilares a brasilidade, a inovação, a inclusão social e a customização na composição de ambientes. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).

Com o slogan “o chique que cabe no seu bolso”, a mostra Morar Mais Goiânia está de volta à capital a partir desta sábado (27), trazendo em sua 10ª edição, propostas de ambientes contextualizadas com as aspirações do consumidor que busca aconchego, conforto e estilo em um custo-benefício compatível com seu orçamento, atendendo a critérios de brasilidade, inovação, sustentabilidade, entre outros.

A mostra dos empreendedores Rosana Fernandes e Heitor Pires, reúne mais de 40 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagistas que apresentam propostas em 39 ambientes instalados em um casarão histórico do Setor Sul. O local é projetado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha, conhecido por atuar como projetista do estádio Serra Dourada, da Rodoviária de Goiânia e do antigo Jóquei Clube da capital.

“Essa casa é uma casa histórica, e ela tem mais de 40 anos, então continuamos com toda a parte estrutural da casa, nós apenas fizemos as reformas e também as decorações, montando os ambientes, mas mantemos a identidade da casa e do Setor Sul, que é um bairro tão nobre aqui em Goiânia”, afirmou Rosana Fernandes que antecipou em entrevista as principais novidades desta edição.

Mais de 40 profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagistas apresentam propostas em 39 ambientes. (Foto: Altair Tavares/Diário de Goiás).

Entre as novidades da mostra Morar Mais, se destacam os ambientes funcionais, podendo serem utilizados pelo público mediante agendamento prévio, como, por exemplo, o coworking, quadra de areia para partidas de beach tennis e futvôlei, rooftop para eventos culturais e até uma sala de imprensa. O ambiente da brinquedoteca terá monitores e um gastrobar servirá pratos inéditos da culinária brasileira assinados pela chef Juliana Barroso. Além disso, o evento traz um espaço para jogos on-line.

O nosso espaço gamer é uma modalidade totalmente nova no mercado. E nós temos o primeiro espaço gamer dentro de uma mostra de arquitetura do Brasil. E vai ser funcional, vai contar com lives ao vivo, pessoal vai estar jogando. Então, vai ser algo bem diferente.

Rosana Fernandes

Confira a entrevista com Rosana Fernandes na íntegra:

Ambientes da Mostra Morar Mais

Além do aspecto funcional, o evento traz também como pilares a brasilidade, a inovação, a inclusão social, a customização na composição de ambientes, e a valorização do profissional no processo como chave para se promover o custo-benefício viável. “Assim como é este profissional quem aponta as tendências, mas sempre adequando-as à personalidade do consumidor para que, deste modo, a casa ou o escritório seja real e prazerosa”, explica a idealizadora e CEO da Morar Mais, Lígia Schuback.

O projeto traz aspectos importantes desde o seu cartão de apresentação: a fachada. O elemento recebeu uma intervenção especial pelas mãos do arquiteto Gabriel Delane. Ele fez uma releitura da estrutura sem descaracterizar a arquitetura original concebida pelo renomado arquiteto Paulo Mendes. Já a bilheteria da Morar Mais Goiânia é assinada pelas arquitetas Crys Toledo, Lays Neves e Mariela Silveira. O trio explorou brasilidade e sustentabilidade na entrada do evento.

Os ambientes também exploram a espiritualidade e temas voltados para a saúde mental. O ambiente Cubo de Metatron é exemplo dessa tendência, concebido pela arquiteta Dani Costa. Seu objetivo é que o local seja um convite para que os visitantes busquem sua espiritualidade. A arquiteta trouxe uma jabuticabeira suspensa para ser o elemento central do espaço. Sob a árvore está o elemento sagrado Cubo de Metatron, utilizado há séculos para meditação. “É um convite para reflexão em busca de cura das emoções e paz interior”, diz.

As salas terapêuticas são importantes coadjuvantes da saúde mental, oferecendo ressonância, a contribuição da restauração e a estimulação da cura para desafios emocionais e psicológicos. Este é o propósito da Sala Terapêutica, também assinada pela arquiteta e design de interiores Dani Costa, um convite a uma jornada sensorial em busca de autoconhecimento.

Outra característica marcante deste projeto é a integração da cultura regional em sua essência. Móveis e tapetes de design brasileiro celebram a riqueza e a diversidade da herança cultural do país. Além disso, ela demonstra seu compromisso com a economia e a sustentabilidade ao aproveitar pedras existentes da antiga casa, conferindo-lhes uma nova vida através de uma pintura, resultando em uma estética nova.

Psico arquitetura

O conceito da psico arquitetura está presente na mostra Morar Mais e considera como os espaços interferem nas relações humanas e nas emoções. “É realmente a junção da arquitetura com a psicologia. Então, usamos técnicas de escuta, de entendimento para saber e ver o que está no íntimo do outro, para poder levar isso para dentro do projeto. Não queremos que seja só um projeto bonito e funcional, é importante, mas desde que tenha a essência de quem está nos contratando”, afirmou Carolina Vencio.

Outro destaque é a iluminação do ambiente, que pode gerar diferentes sensações nos usuários a partir do projeto luminotécnico. (Foto: GM Fottus).

Segundo Brunna, as pessoas ainda não conhecem muito a psico arquitetura, mas que gradualmente o conceito tem ganhado espaço. “Sempre que a gente fala que trabalha com essa metodologia, as pessoas logo se encantam, porque sentem que vão ser realmente entendidas. Não será um projeto que ela terá que dispor de muito tempo para poder passar informações detalhadas, porque a gente vai conseguir captar, com as técnicas da psico arquitetura, o que ela realmente quer”, afirmou.

Serviço:
10ª edição do Morar Mais Goiânia
Quando:
de 26 de abril a 8 de junho
Local: Rua 124, no setor Sul, ao lado da Clínica do Esporte
Horário: Terça a sexta-feira, das 16h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 22h
Ingresso: site:(Morar Mais Goiânia) ou na bilheteria no local


Leia mais sobre: / Cidades / Goiânia / Variedades

Comentários