O ex-juiz da Operação Lava Jato no Paraná Sergio Moro foi anunciado como sócio-diretor da consultoria estadunidense de gestão de empresas Alvarez & Marsal. A empresa atua também como administradora judicial do Grupo Odebrecht, uma das empreiteiras investigadas da própria operação à qual Moro estava responsável como juiz. O próprio Moro anunciou sua contratação nas redes sociais.
“Ingresso nos quadros da renomada empresa de consultoria internacional Alvarez & Marsal para ajudar as empresas a fazer coisa certa, com políticas de integridade e anticorrupção. Não é advocacia, nem atuarei em casos de potencial conflito de interesse”, escreveu Moro em seu Twitter, nesta segunda-feira (30/11).
Durante seu período de juiz da Lava Jato, Sergio Moro deu ordem de prisão para a época o presidente do grupo Odebrecht Marcelo Odebrecht que, segundo a própria operação, teria pago propina para se beneficiar em contratos com a Petrobras.
Depois da vitória de Jair Bolsonaro, Moro foi convidado e aceitou ser ministro da Justiça. Mas pediu demissão em abril de 2020 após acusar o presidente de querer interferir nos trabalhos da Polícia Federal (PF).
No site da Alvarez & Marsal o ex-juiz é anunciado como “especialista em crimes de colarinho branco”.
“Moro é especialista em liderar investigações anticorrupção complexas e de alto perfil, crimes de colarinho branco, lavagem de dinheiro e crime organizado, bem como aconselhar clientes sobre estratégia e conformidade regulatória proativa”.
A empresa destacou ainda que ele atuou como juiz federal por mais de 20 anos e citou a Lava Jato, que classificou como “maior iniciativa de combate à corrupção e lavagem de dinheiro da história do Brasil”.
Leia mais sobre: Moro / Destaque 2 / Política