22 de novembro de 2024
Mundo

Míssil da Coreia do Norte é disparado em direção ao Japão e cria caos e alerta no país; entenda

Autoridades chegaram a pedir para que os moradores da região que poderia ser afetada buscassem abrigo
Míssil correu risco de cair em Hokkaido, principal ilha do país. (Foto: reprodução)
Míssil correu risco de cair em Hokkaido, principal ilha do país. (Foto: reprodução)

O lançamento de um míssil da Coreia do Norte no largo da costa leste da península coreana, mar que divide com o Japão, criou uma grande tensão mundial nesta quinta-feira (13). Segundo o governo japonês, o projétil caiu no oceano, mas tinha possibilidade de afetar moradores de Hokkaido, principal ilha do país. Por isso, um alerta foi gerado na região, pedindo que as pessoas buscassem abrigo.

Assunto, que ficou entre os mais comentados da internet nas últimas horas, porém, não resultou em nenhuma tragédia e um novo alerta japonês informou que o projétil teria caído no mar.

Da parte oposta, o míssil da Coreia do Norte não passava de um teste dos militares, exibido em um desfile militar, de acordo com um oficial da Coreia do Sul.

A Casa Branca, por sua vez, emitiu um comunicado condenando “veementemente” o teste de míssil. “Este lançamento é uma violação descarada de várias resoluções do Conselho de Segurança da ONU e aumenta desnecessariamente as tensões e os riscos de desestabilizar a situação de segurança na região”, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Adrienne Watson, em comunicado.

“A porta não se fechou para a diplomacia, mas Pyongyang deve cessar imediatamente suas ações desestabilizadoras e, em vez disso, escolher o engajamento diplomático. Os Estados Unidos tomarão todas as medidas necessárias para garantir a segurança da pátria americana, da República da Coreia e dos aliados japoneses”, concluiu a autoridade.


Leia mais sobre: Mundo