Notícias do Estado

Missão do Governo de Goiás a Israel foi adiada antes do novo conflito, afirma Gustavo Mendanha

Ao Diário de Goiás, Gustavo Mendanha informou neste domingo (8), que o adiamento da missão do Governo de Goiás a Israel já havia sido adiada antes do conflito iniciado neste sábado (7). O adiamento foi feito a pedido do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que justificou a confirmação da missão à China em novembro, que levará 15 dias da agenda do chefe do Executivo goiano.

Caiado pediu a Gustavo Mendanha que mantivesse a organização da agenda para o começo do ano que vem. Até espera que o conflito tenha diminuído. O ex-prefeito de Aparecida é presidente honorário da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central (CCOPIB), cujo objetivo é aproximar os empresários dos Estados brasileiros com Israel.

Gustavo é amigo pessoal do embaixador de Israel, Yossi Shelley, que agora atua como diretor-geral do governo de Israel. Em setembro de 2017, Mendanha fez a primeira visita oficial ao país para estreitamento de relações institucionais e preparava nova visita prevista para este ano.

O conflito

O Hamas (sigla árabe para ‘Movimento de Resistência Islâmica’) luta pela soberania da Faixa de Gaza. A organização não reconhece Israel como país e já chegou a reivindicar a totalidade da Palestina – o que inclui o território israelense e a cidade de Jerusalém. Os conflitos são constantes e há registros de ofensivas em 2008, 2009, 2012, 2014, 2018 e 2019. Em 2021, um conflito em Jerusalém Oriental durou por 11 dias.

A disputa se intensificou com o ataque do Hamas com o ataque de sábado (7) e com a retaliação de Israel. Segundo a BBC, os militares de Israel alertaram que militantes do Hamas ainda estão lutando dentro de Israel depois de se infiltrarem nas comunidades do sul e deixarem mais de 600 mortos. O ataque prosseguiu pela manhã deste domingo (8), com a Força Aérea Israelense dizendo que tinha como alvo a infraestrutura operacional do Hamas em Gaza.

Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.

Notícias Recentes

Advogado do Mobiliza é anunciado como vice por Rogério Cruz na disputa pela prefeitura de Goiânia

Foi oficializado pelo atual prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, o nome do advogado Jaroslaw Daroszewski…

09/08/2024

Campeãs de tudo, Duda e Ana Patrícia conquistam o ouro no vôlei de praia em Paris

A dupla Duda e Ana Patrícia se sagrou campeã olímpica do vôlei de praia em…

09/08/2024

Jogos Olímpicos: Alison dos Santos se supera e conquista bronze nos 400m com barreiras

Mais uma medalha para a coleção! O brasileiro Alison dos Santos, o “Piu”, conquistou a…

09/08/2024

TRE autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa de vereadores do PP

TRE devolve acesso ao sistema e autoriza Paulo Daher a fazer o registro da chapa;…

09/08/2024

Matheus Ribeiro propõe projeto de capacitação profissional para jovens goianienses

O candidato a prefeito de Goiânia pelo PSDB, Matheus Ribeiro, pretende criar um projeto para…

09/08/2024

Hugol registra mais de 3 mil atendimentos por acidentes de trânsito em 2024

Nos primeiros sete meses de 2024, o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de…

09/08/2024