O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, estará em Goiânia nesta quinta-feira (3) para uma série de compromissos que envolvem encontros com empresários, sindicalistas e trabalhadores. A agenda tem como foco fortalecer parcerias institucionais, promover programas federais de incentivo à geração de emprego e fomentar o debate sobre temas trabalhistas, como a proposta de extinção da jornada 6×1.
Logo após o desembarque na capital goiana, às 8h, Marinho se reúne com representantes da Associação de Desenvolvimento Industrial de Goiás (Adial) para formalizar um Acordo de Cooperação Técnica entre o MTE e a entidade, no edifício Leonardo Rizzo, no Setor Sul. O objetivo da parceria é impulsionar políticas públicas voltadas à qualificação profissional e ao fortalecimento da indústria no Estado.
Ao meio-dia, o ministro participa de um almoço com empresários na sede da Fecomércio, no Setor Marista, onde deve apresentar dados positivos da economia brasileira e destacar as ações do governo federal voltadas à recuperação do emprego formal.
A visita segue à tarde com encontro com empresários e permissionários da Rua 44, importante polo de comércio popular da capital, no shopping Mega Moda. No local, Marinho vai apresentar programas de microcrédito do governo, como o Acredita, que oferece condições especiais de financiamento a pequenos empreendedores.
Encerrando a agenda, às 18h30, o ministro participa de um debate com sindicalistas e trabalhadores no auditório da Adufg (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás), onde será discutida a proposta de extinção da jornada 6×1, considerada por muitas categorias como exaustiva e prejudicial à qualidade de vida do trabalhador.
A visita ocorre em meio a um cenário positivo no mercado de trabalho brasileiro. Dados divulgados pelo IBGE na última sexta-feira (27) mostram que a taxa de desemprego caiu para 6,2% no trimestre encerrado em maio, a menor desde 2015. O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado chegou a um recorde de 39,8 milhões, enquanto o total de pessoas ocupadas alcançou 103,9 milhões. A taxa de desalento também caiu significativamente, atingindo o menor patamar desde 2016.
Segundo Luiz Marinho, os indicadores refletem a retomada do crescimento econômico, impulsionado por uma política ativa de geração de emprego, estímulo ao empreendedorismo e diálogo com todos os setores da sociedade. A projeção do governo é de que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresça 2,5% em 2025, consolidando a recuperação do país após os impactos da pandemia e da instabilidade econômica global.
AGENDA
QUINTA-FEIRA, 3 DE JULHO
- 8h Desembarque do ministro Luiz Marinho em Goiânia
8h30 Reunião com empresários da ADIAL (Associação de Desenvolvimento Industrial de Goiás).
Pauta: Formalização de Acordo de Cooperação Técnica entre MTE e Adial.
Local – Edifício Leonardo Rizzo, Rua 94, 837, 8º andar – St. Sul - 12h Almoço com empresários na Fecomércio
Local – Av. 136, nº 1084 – Setor Marista - 16hs Visita aos empreendedores da Rua 44
Local –Shopping Mega Moda, Av. Contorno, Nº 165, entre as Ruas 67-B e 69 – Setor Norte Ferroviário - 18h30 – Debate com sindicalistas sobre FIM DA JORNADA 6X1
Local – Auditório da Aduf (Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás), 9ª Avenida, 193 – Leste Vila Nova, Goiânia.
Leia mais sobre: Goiânia / Luiz Marinho / Ministro do Trabalho e Emprego / Cidades / Goiânia

