O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, durante participação no programa Bom Dia, Ministro exibido na última quarta-feira (13/9) adiantou que o Ministério do Trabalho e Emprego realizará um concurso público para 900 vagas de auditores do trabalho, possivelmente para o início do ano que vem. Está previsto para que em novembro ou dezembro saia o edital e em fevereiro o concurso nacional.
De acordo com o titular da pasta, a medida é para promover uma condição melhor de fiscalização. “É um trabalho gratificante para combater o trabalho análogo à escravidão, a exploração de mão de obra infantil, irregularidades no mercado de trabalho, fiscalizar o não cumprimento de obrigação de cotas. Realizado o concurso, pretendo chamar as 900 vagas o mais rápido possível, porque estamos precisando melhorar a prestação de serviço à sociedade em relação ao mercado de trabalho”, frisou.
Além do concurso, durante a conversa Marinho abordou vários temas, entre eles a entrada da juventude no mercado de trabalho, o processo de inclusão de pessoas com deficiência e a expectativa de fechar o ano de 2003 com a criação de 2 milhões de novos postos formais no país. “Poderia ser mais, se outros indicadores da economia estivessem acompanhando essa perspectiva, que é exatamente o custo do crédito, ou seja, a danada da Selic. Precisa continuar caindo para criar condições, em especial na indústria. No serviço e outros setores, vem reagindo bem. Mas a indústria patina pela ausência do custo do dinheiro para facilitar os investimentos e a geração de emprego e renda em todo o território nacional”, salienta Luiz.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República