Mundo

Mês de setembro foi o mais quente já registrado no planeta, diz observatório europeu

Setembro já acabou, mas esta fazendo com que 2023 se torne o ano mais quente já registrado no planeta em toda história. Apesar de parecer pouco, a temperatura média global até o momento ficou 0,52°C acima da média, mas significa que em diversos lugares do mundo o calor foi muito maior do que o esperado. As informações são do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus, da União Europeia e foram divulgadas nesta quarta-feira (4).

Ainda conforme o instituto, a temperatura global de janeiro a setembro teve uma média ainda maior, foi 1,4°C mais alta do que a média pré-industrial (dos anos 1850 a 1900). Em relação ao mês passado, que foi o setembro mais quente já registrado globalmente, houve 0,93°C acima da temperatura média para o mês no período de 1991-2020.

A temperatura global do mês foi, atipicamente, a mais quente de qualquer ano no conjunto de dados ERA5, que remonta a 1940. Além disso, os recordes de temperatura geralmente são quebrados por margens muito mais estreitas, de 0,1°C.

O Brasil não fica para trás, já que o inverno deste ano foi o mais quente já registrado em 40% das capitais (10 das 25 cidades em que é possível calcular o clima a partir de estações do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia). Em Goiás, a onda de calor chegou a fazer com que a Cidade de GoiásNa última sexta-feira (22), dia de um dos picos da onda de calor que assola parte do Brasil, a Cidade de Goiás ficasse entre as sete mais quentes do país.

O município, que já foi capital do Estado, bateu os 41º, conforme levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ficando atrás apenas de Porto Murtinho (MS), com 41,3º, Água Clara (MS), com 41,2º e Cuiabá (MT), com 41,1º. Em Goiânia, apesar de não ter sido o setembro mais quente, a capital sofreu com temperaturas beirando os 40ºC.

Carlos Nathan Sampaio

Jornalista formado pela Universidade Federal e Mato Grosso (UFMT) em 2013, especialista Estratégias de Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação de Goiânia - IPOG, pós-graduado em Comunicação Empresarial pelo Senac e especialista em SEO.

Notícias Recentes

Referência, Hospital de Uruaçu realiza 17ª captação de órgãos para transplante

Já é a 17ª captação realizada no próprio hospital, que possui estrutura tecnológica para esse…

10/08/2024

Bombeiros combatem incêndio que destruiu galpão de estopas em Goiânia

A carga de incêndio era muito alta, composta por tecido e madeira. Apesar do cenário,…

10/08/2024

Hemeroteca do IHGG oferece acesso gratuito a 8 mil edições de 105 jornais e revistas sobre Goiás

Reprodução de edição do jornal O Mosquito publicado em Catalão na década de 1920, e…

10/08/2024

Jogos Olímpicos: Brasil vence Turquia e leva o bronze no vôlei feminino

A seleção feminina de vôlei encerrou a participação em Paris 2024 da melhor maneira possível:…

10/08/2024

Seleção Brasileira perde para os Estados Unidos e fica com a prata no Futebol Feminino em Paris

Não faltaram dedicação e suor. Nos Jogos Olímpicos das mulheres, as do futebol feminino defenderam…

10/08/2024

CRM-PR afirma que 8 médicos morreram no acidente aéreo em SP

Médica veterinária Silvia Cristina Osaki, que ajudou na missão no Rio Grande Sul, e outros…

10/08/2024