Nesta terça-feira (09), a My Winery Importadora reuniu convidados para celebrar 10 anos de mercado. Em entrevista ao Diário de Goiás, Felipe Prigol, sócio da My Winery, falou sobre o crescimento do mercado de vinhos em Goiânia e também em Goiás, que conta com perspectiva de crescimento bastante expressiva.
“Estamos apresentando um crescimento ano após ano. A empresa iniciou em 2008 em um espaço de 38m², esse é o nosso terceiro endereço aqui na Rua 90 com a 136, um coworking, um showroom com a Época Galeria de Artes, então temos a arte com o vinho, as obras de arte são trocadas pela galeria, estão a venda e aqui a gente tem se consolidado no mercado”, destacou Prigol.
Ele detalha que o espaço do showroom é focado na experiência, já que o foco da empresa é a importação de vinhos e o desenvolvimento de marca, bem como o posicionamento no mercado nacional e que, mesmo assim, também atua no varejo, que, para a empresa, tem um valor estratégico.
“Somos uma empresa goiana que atua a nível Brasil com a importação e distribuição de vinhos. Também atuamos no varejo, a título de posicionamento das marcas. Então atendemos o consumidor final sim, para mostrar um pouco do produtor, de onde ele vem, da característica do vinho, pra realmente favorecer a experiência do produto junto ao consumidor final. O varejo para nós é estratégico porque a gente consegue transmitir, junto com a equipe, claro, o que o produtor buscou nos vinhos que nós temos no portfólio e isso se reflete nos pontos de venda, que são as lojas que trabalham com os nossos produtos e também os restaurantes”, pontuou Prigol.
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Com relação à evolução do mercado de vinhos em Goiânia, o sócio da My Winery ressaltou que o mercado goiano, da mesma foram que o mercado nacional, apresenta tendência de evolução. “A pandemia fez o consumo de vinho aumentar de maneira muito significativa. De 2020 para 2021, o mercado aumentou 33%. A média nacional ainda é baixa, já que o brasileiro ainda consome menos de 3 litros de vinho por ano [consumo per capita de vinhos finos e não de mesa]. Porém, tivemos esse aumento, também aqui no estado. Goiás, como é um estado quente e seco, nos percebemos que o consumidor está muito antenado ao mercado de vinhos, entendendo que nas temperaturas quentes, elevadas, com umidade baixa, os vinhos brancos, roses e espumantes são um grande atrativo, porque são leves e refrescam”, detalhou.
Prigol ressalta ainda a percepção de que o goiano cada vez mais tem consumido vinhos brancos e roses, entendendo que o vinho é um alimento, que pode ir para a mesa, que complementa e agrega valor, além de ser também, uma bebida cultural.
“O Brasil é a joia do mundo dos vinhos porque é um país populoso, com grandes oportunidades para o mercado aumentar. É um mercado que sem dúvidas vai aumentar muito em relação ao consumo e, em Goiânia, a gente pode ver o número de lojas que têm surgido e empresas que comercializam vinhos, e isso é ótimo porque mostra a evolução do mercado. Em Goiás, falamos em uma média de 1,5 litros de consumo per capita ao ano, mas a perspectiva é de um crescimento expressivo para o mercado de vinhos em Goiás”, finalizou Prigol.