15 de novembro de 2024
Fake news

Mensagens pelas redes insistem para que manifestantes permaneçam na frente dos quartéis: “Patriotas resistam!”

Postagens, vídeos e frases alcançam milhares, até milhões de pessoas, com ideias e afirmações confusas; entenda
Mensagens como a da publicação acima continuam tomando conta das redes sociais e disseminando informações falsas. (Imagem: reprodução/Twitter)
Mensagens como a da publicação acima continuam tomando conta das redes sociais e disseminando informações falsas. (Imagem: reprodução/Twitter)

Mais de um mês após as eleições que definiram como próximo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), muitos manifestantes opositores do petista e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) continuam permanecendo em frente a quartéis. Os cidadãos, aparentemente têm sido movidos por mensagens com informações de origem desconhecidas que surgem na internet: uma série de vídeos, mensagens e áudios que alcançam milhares, até milhões de pessoas.

Um vídeo, por exemplo, que já foi visto quase 170 mil vezes, tem como título “Comunicado, brasileiras assistam até o final”, é narrado em inglês, tem uma edição que mostra fotos aleatórias de Bolsonaro, notícias com Lula e tem, como legenda o seguinte: “O mundo está deslumbrado conosco e imploram para não desistirmos, pois estamos liderando o mundo para a maior rebelião antiglobalismo que já existiu. *Patriotas, resistam*, revezem, mas *não saiam da porta dos quarteis.* A nossa vitória está pertinho”. Veja:

https://twitter.com/CravoPaulo/status/1599963667809808384

Além desta, são dezenas as mensagens e vídeos de pessoas que afirmam que “algo” está prestes a acontecer e, por isso, precisam permanecer em frente aos quartéis. O termo “quartéis”, inclusive, está entre um dos assuntos mais comentados no twitter. Porém, já não há nem mesmo uma mensagem objetiva sobre o que irá acontecer, é apenas uma esperança utópica de que Lula não suba a rampa e não tome posse como presidente. Confira outras mensagens divulgadas:

https://twitter.com/alelui/status/1600701519543705600
https://twitter.com/jorgellfreitas/status/1601168372666105856

Vale lembrar que diversas autoridades, até mesmo que apoiam Bolsonaro, afirmaram que não há mais necessidade de tais manifestações em frente aos quartéis. Porém grupos insistem, enquanto são alimentados por estes virais da internet, e permanecem com seus atos, acampados pelo Brasil. Também não há nenhum informação real e verídica sobre qualquer possibilidade de impedir a posse do presidente eleito neste ano.


Leia mais sobre: / Variedades