A Prefeitura de Goiânia alerta servidores públicos municipais ativos, aposentados e pensionistas a realizarem o Censo Previdenciário de 2024. O prazo para a atualização cadastral obrigatória encerra no dia 31 de maio. Beneficiários que não realizarem o procedimento podem ter a remuneração ou provento bloqueados. Até o momento, apenas 45,58% do público esperado realizou o cadastramento.
Para realizar o cadastramento do Censo Previdenciário é necessário, primeiro, fazer o agendamento on-line pelo site nuvem.agendacenso.com.br/goianiaprev e pelo WhatsApp 0800 800 3400. O cadastro presencial pode ser realizado em quatro locais: no Paço Municipal, na Câmara Municipal, na sede da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHP) e na antiga sede da Secretaria Municipal de Educação, no setor Universitário.
A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Goiânia (GoiâniaPrev), Carolina Alves, destacou a importância da participação dos servidores. “É muito importante que os servidores se conscientizem da necessidade de realizar o Censo Previdenciário. É a partir dessas informações que o município pode preparar políticas públicas voltadas para os colaboradores. Ainda temos um mês até o encerramento, e a não participação implica na suspensão dos benefícios”, alerta a titular do GoiâniaPrev.
Conforme o planejamento do GoiâniaPrev, era esperado que no final de abril 57,92% dos 40.671 beneficiários tivessem atualizado as informações, mas apenas 45,58% compareceram. Apesar da procura aquém da esperada, os servidores têm aumentado a busca para realizar o Censo. No mês de fevereiro, foram apenas 1.678 cadastros realizados. Em março o número subiu para 7.777 e, em abril, atingiu 9.116 atendimentos.
Os servidores que estiverem acamados podem solicitar o Censo Domiciliar por meio do link de agendamento, entre os dias 6 e 10 de maio. Uma análise do pedido será feita, e o atendimento será marcado entre 20 e 24 de maio. O Censo On-line pode ser realizado por servidores afastados, cedidos, aposentados e pensionistas não residentes em Goiânia a partir desta segunda-feira (29).