22 de dezembro de 2024
Eleições 2024 • atualizado em 01/08/2024 às 19:35

Mendanha e Vilela vão à Justiça contra opositores por propaganda negativa em redes sociais

Montagem circula nos grupos de Whatsapp; ex-prefeito diz que fake News é desrespeito à população e que vai denunciar
Vídeo usa imagem de Mendanha e Guilherme Boulos (Psol-SP) - Foto: Arquivo Diário de Goiás
Vídeo usa imagem de Mendanha e Guilherme Boulos (Psol-SP) - Foto: Arquivo Diário de Goiás

O ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e o pré-candidato a prefeito Leandro Vilela, ambos do MDB, informaram através da assessoria de Imprensa, no início da noite desta quarta-feira (31) que vão denunciar à Justiça Eleitoral terem sido vítimas de fake news com uso de Inteligência Artificial (IA). Segundo a denúncia, um vídeo circula em grupos de WhatsApp passando a ideia de que ambos seriam apoiadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

No vídeo, que apontam ser “uma montagem grosseira”, segundo os denunciantes Mendanha aparece sendo saudado pelo pré-candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (Psol), logo abaixo de uma legenda que diz que “Gustavo Mendanha e Leandro Vilela recebem o apoio de Guilherme Boulos PT”.

Falta sincronia em vídeo que atinge Mendanha e Vilela com fake news

A assessoria informa que o vídeo está sem sincronia entre a fala e a imagem. Nele, Boulos, que não é petista como cita o vídeo, diz que “Gustavo teria tomado pancada de bolsominion”. Em seguida, uma voz ao fundo pergunta “por que Gustavo Mendanha não revela sua ligação com o PT?”.

Mendanha reagiu com indignação. “O povo aparecidense me conhece, conhece a minha trajetória, meu modo de agir, sabe a que grupo pertenço. Quando colocam na minha boca algo tão absurdo, como fizeram nesse vídeo, estão tratando o eleitor de Aparecida como pessoas que não teriam a mínima capacidade de discernimento. Não ofendem só a mim, mas principalmente ao povo de Aparecida”, afirmou.

Conforme os assessores, os ataques têm se intensificado desde o anúncio de Leandro Vilela como o nome da base governista na disputa pela prefeitura de Aparecida com o apoio de Mendanha. “Contrariado com o fato de não ter se viabilizado para a disputa, o atual prefeito Vilmar Mariano, aliou-se ao deputado Professor Alcides, pré-candidato do PL, e passou a retaliar publicamente o emedebista, a quem culpa pela baixa popularidade”, divulgaram.

Na versão dos assessores, o fato de Mendanha contar com alto índice de aprovação e ser um dos principais cabos eleitorais de Leandro Vilela, o transforma em alvo prioritário dos adversários em Aparecida na visão de seus aliados.

“Prefeito mais popular do município da região Metropolitana – reeleito em 2020 com 98% dos votos – e sucessor da escola Maguito Vilela de administrar, Gustavo Mendanha repudia o que chama de jogo baixo, e diz que vai continuar trabalhando para que Aparecida de Goiânia não sofra nenhum retrocesso na sua escalada de desenvolvimento”, finaliza a assessoria.


Leia mais sobre: / / / / / Eleições 2024 / Política