O Conselho Nacional de Saúde (CNS) realiza hoje (27) e amanhã (28), em Brasília, a Plenária Popular de Saúde do Centro-Oeste, com a participação de representantes dos Conselhos Municipais, Movimentos Sociais, Sindicatos e trabalhadores da saúde na região. A plenária é uma preparação para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, em dezembro, que terá como tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro“.
De acordo com a presidenta do CNS, Maria do Socorro de Souza, a Plénaria Popular “busca a ampliação da mobilização social, promovendo a participação de representantes dos movimentos sociais e populares, e incluir quemnão esteja nas estruturas dos Conselhos locais. A Plenária Popular é para incluir os poucos representados nas instâncias de decisões do SUS“.
A Plenária terá representantes de trabalhadores do campo e da cidade, dos estados de GO, MS, MT, e DF, além de representantes dos diversos espaços de controle social para a defesa do Sistema Único de Sapude. O Controle Social tem a função de elaborar e ampliar o Plano Nacional de Saúde (PNS), que define as políticas de saúde no Brasil.
Maria do Socorro de Souza, presidenta do CNS, é usuária do SUS. É a primeira vez que o CNS é presidido por uma usuária.
Leia mais sobre: Cidades