Uma força-tarefa para proteger os prédios da Praça Cívica durante o Carnaval foi realizada pela Secretaria da Cultura (Secult Goiás), na quinta (8) e sexta-feira (9). Foram instalados tapumes e gradil ao redor dos prédios históricos que, além de tombados, passam por obras de revitalização e reparos. O Monumento às Três Raças e os dois obeliscos com luminárias também foram cercados.
A proteção dos prédios da Praça Cívica tem como objetivo prevenir possíveis acidentes aos foliões durante o Carnaval, que teve as festividades iniciadas na sexta-feira e seguem até a próxima terça-feira (13). No total foram instalados 226 metros lineares de tapumes e cerca de 50 metros de gradil.
Os prédios da Praça Cívica fazem parte do conjunto arquitetônico art dèco, e todo ele é tombado como patrimônio histórico e cultural por Goiás e até mesmo no âmbito municipal.
Obras
O Centro Cultural Marietta Telles Machado é um dos prédios da Praça Cívica que já está com obras em fase avançada, em realização da pintura interna do pátio e instalação de pingadeiras metálicas. O prédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) também está recebendo pintura nas fachadas frontal, lateral esquerda e direita.
As trincas e fissuras do Palácio das Esmeraldas foram reparadas e a recuperação dos balaústres danificados do guarda-corpo da varanda frontal está em andamento.
A previsão é que no primeiro semestre de 2024 as obras no prédio principal da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e a restauração completa do Museu Zoroastro Artiaga sejam iniciadas, com investimento estadual de R$ 3,5 milhões.