O ex-presidente da República e pré-candidato ao Palácio do Planalto nas eleições em 2022 disse que fica entristecido em ver a aliança do MDB com o DEM, do governador Ronaldo Caiado em Goiás. Na visão do petista, os emedebistas, que já caminharam ao seu lado em nível nacional, tomam em terras goianas, uma decisão de “involução”. As declarações foram dadas na manhã desta sexta-feira (17/09) em entrevista à Rádio Sagres.
Na visão do ex-presidente, Caiado não tem uma postura democrata, oposta à legenda emedebista. “O fato do MDB de Goiás ter se aliado ao Caiado me deixa com uma certa tristeza porque não é uma evolução do MDB, é uma involução, na medida que se junta com uma pessoa pouco democrática como o Caiado”, salienta.
Em todo o caso, o petista segue firme nas articulações para uma frente ampla a nível nacional “De qualquer forma, a aliança do MDB com o Caiado em Goiás não necessariamente interferirá nas alianças que você possa fazer nos outros estados da federação”, destaca.
Lula espera caminhar junto com o MDB em sua candidatura a presidente em algum momento das eleições em 2022. “Vamos continuar conversando com o MDB, eu tenho relações extraordinárias com a direção do MDB. E depois se não tiver aliança no primeiro turno, pode ter no segundo turno. O fato do MDB se aliar ao Caiado em Goiás não significa que a gente não deva continuar conversando com o MDB no Brasil inteiro”, concluiu.
Maioria do MDB aprova aliança com DEM
Com 146 cartas de um total de 160 manifestando apoio à aliança do MDB com o DEM, do governador Ronaldo Caiado, a Executiva sinalizou positivamente para o avanço da chapa para as eleições de 2022. O próximo passo será comunicar o democrata da decisão tomada nesta quinta-feira (16/09). O acordo envolve o próximo pleito e não está à mesa cargos na atual administração.
Nos próximos dias será organizado um evento com líderes emedebistas e democratas, com participação do governador para apresentação dos detalhes da decisão tomada hoje. “Como sugestão da executiva do partido nós estaremos fazendo um evento na semana que vem para comunicar o governador, com a presença dele, para receber o resultado e estar com todos os integrantes do partido que queiram estar manifestando essa decisão”, explicou Vilela.